segunda-feira, 25 de maio de 2009

Grão Mogol terá Festivale em 2009

Grão Mogol terá Festivale em 2009
O 27º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha será em Grão Mogol. É uma oportunidade para integrar o município ao movimento de cultura popular que vem se realizando desde 1980.
Este evento é itinerante, tendo sido realizado em 18 cidades. Todo ano, na última semana de julho, o evento realiza-se em uma cidade da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.
A cidade-sede se torna o palco livre e popular das diversas manifestações culturais que tornaram o Vale uma terra de valor para o seu povo. Há de tudo um pouco: shows com artistas populares, feiras de artesanato, culinária, mostras de vídeos, fotografias, declamação de poesias, roda de violeiros, oficinas de educação popular, literatura e cerâmica, xilogravura, cursos e debates sobre arte e cultura.
A apresentação dos Grupos de Cultura Popular pelas ruas é um dos momentos mais marcantes com os cantos e danças de congada, folia de reis, a trança de fitas e os catopés.
O festival de música popular já revelou pro mundo artistas como Saulo Laranjeiras, Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Pedro Morais e Carlos Farias.
Grupos musicais vão pras praças como o Coral Trovadores do Vale e Coral das Lavadeiras de Almenara; poetas como Gonzaga Medeiros, Cláudio Bento, Luiz Carlos Prates e Wesley Pioest; contadores de causos Tadeu Martins e Jansen Rego; artesãos de barro e madeira como Zefa, Maria Lira, Ulisses, Noemisa e Isabel; as artesãs da cerâmica de Santana do Araçuaí e Turmalina; da tecelagem da Roça Grande, em Berilo.
Neste ano, as ações culturais se darão de 27 de julho a 01 de agosto, em Grão Mogol.
A organização do Festivale, desde 1990, é feita pela FECAJE – Federação de Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha em parceria com a Prefeitura da cidade-sede.
Mais informações:
www.fecaje.org.br, e-mail: fecaje@yahoo.com.br
Ângela (33)8839-4698, José Claudionor: (33)8818-2864.
Site sobre cultura popular do Vale:
www.onhas.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário