segunda-feira, 22 de junho de 2009

Circuito Turístico vai mostrar belezas que o Vale tem

Circuito Turístico vai mostrar belezas que o Vale tem




















Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol
querem atrair turistas

O Circuito Turístico Lago do Irapé-Jequitinhonha, constituído pelos municípios de Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol, vem se estruturando há quase 2 anos. Foi organizada uma Associação formada por representantes dos municípios para planejar e gerenciar toda a atividade turística na microrregião. A gestora do Circuito, Diná Ferreira Costa, da Secretaria de Turismo de Grão Mogol, diz que a região tem potencial para o turismo, porém ainda desconhecido. O Circuito foi certificado em novembro de 2007. “Com a certificação, será possível fomentar o desenvolvimento desse potencial, transformando-o em produto turístico, gerando mais renda e emprego. E, principalmente, minimizando problemas sociais, marca que o Vale do Jequitinhonha é conhecido”, ressalta. Outro ponto importante, segundo Diná, é o fortalecimento do circuito, “porque vamos ter mais oportunidades de conseguir projetos e recursos para a região”, finaliza.
O vice-prefeito de Botumirim, Moacir de Souza Oliveira, está entusiasmado com as perspectivas de potencializar o turismo da sua cidade. Ele acredita que a visão de um lugar pobre e miserável que muitos têm da região mudará para um lugar de belezas pouco vistas e conhecidas.
Maria Félix, representante de Berilo, garante que com seriedade, compromisso e muito trabalho darão para atrair muitos turistas até as cidades do Circuito.
Potenciais turísticos
A região se destaca pelo patrimônio natural, com grutas e rios. A cidade de Grão Mogol preserva os prédios históricos, como os sobrados e residências, construídos com pedras, reproduzindo o estilo da arquitetura colonial portuguesa. É destaque a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos símbolos da cidade, erguida por escravos.
Berilo possui o rio Araçuaí cheio de corredeiras, águas límpidas e belas praias. Possui a arquitetura colonial do Sobradão Abreu Vieira e Igreja Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII. Além do secular artesanato de tecelagem conhecido no mundo todo e um carnaval que cresce a cada ano.
Cristália e Botumirim tem belezas naturais pouco conhecidas, práticas de esportes radicais. Chapada do Norte possui, como Berilo, uma arquitetura colonial preservada. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos atrai milhares de turistas em outubro.
A barragem de Irapé de 205 metros de altura e 551 de comprimento e o seu lago de mais de 100 km é uma das grandes atrações. Fica no rio Jequitinhonha, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol.
Inventário turístico
Os municípios estão elaborando um diagnóstico proposto pelo Ministério do Turismo que será um Inventário da Oferta Turística que deverá ser finalizado em 30 de julho. O levantamento prevê o registro de toda a infra-estrutura dos municípios, principalmente os serviços de hotelaria, restaurantes e transportes, além de todas as possíveis atrações turísticas.
Pretende-se apontar o que já existe e tudo o que pode ser criado como parte do turismo de cada lugar e da região. O Ministério do Turismo e empresários do setor serão convidados a participar com investimentos para transformar eventos, belezas ecológicas, patrimônio histórico e cultural em empreendimentos geradores de renda e fomentadores de emprego.
O Circuito será lançado oficialmente no Festivale- Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, que acontecerá em Grão Mogol, de 27 de julho a 1 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário