sábado, 6 de junho de 2009

DOIS MUNICIPIOS DO VALE TERÃO NOVAS ELEIÇÕES

Dia 26 julho, Mata Verde e Salto da Divisa elegerão novo prefeito
Os eleitores de Mata Verde e Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, na divisa com o sul da Bahia, terão que retornar às urnas, no dia 26 de julho, para novas eleições para escolha dos prefeitos e vices. É o que determinou o Tribunal Regional Eleitoral de Mina Gerias -TRE-MG, no dia 02/06. As Resoluções aprovadas determinam também novas eleições em Carmo do Paranaíba, no sul de Minas, e Ipiaçu, no Triângulo Mineiro.
O calendário eleitoral terá as mesmas datas para todos os cinco municípios: votarão no pleito os eleitores cadastrados no município até o dia 25 de fevereiro deste ano; as convenções ocorrerão entre 17 e 23 de junho e a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 27 de junho. Até a posse dos novos prefeitos, as cidades serão administradas pelos presidentes das respectivas câmaras municipais. Em 22 de março, já foram realizadas extemporâneas para prefeito e vice em outros três municípios de Minas Gerais: Fronteira dos Vales, no Baixo Jequitinhonha, Francisco Sá e Ponto Chique, ambos no norte de Minas, porque os eleitos em 2008 tiveram o registro cassado pela Justiça Eleitoral.

Salto da Divisa
Os candidatos a prefeito eleitos, José Eduardo Peixoto (PMDB), e a vice, Almir Gomes Lima (DEM - PR/PSDB/DEM) não foram sequer diplomados devido ao indeferimento do registro de candidatura por contas públicas rejeitadas. Os votos conferidos ao primeiro colocado, em 2008, ultrapassam os 50% dos votos válidos.
Em 20 de maio de 2009, o ministro do TSE Arnaldo Versiani, negou pedido de liminar ao segundo colocado, no pleito de 2008, Ronaldo da Cunha Peixoto (DEM), que obteve 1.659 votos. Ele desejava assumir o cargo de prefeito.
Salto da Divisa tem 4.345 eleitores e pertence à Zona Eleitoral de Jacinto.

Mata Verde
No caso de Mata Verde, Zona Eleitoral de Almenara, na sessão do dia 28 de maio, deste ano o TRE, por seis votos a zero, confirmou a cassação dos diplomas do prefeito reeleito e do vice da cidade, Florisvaldo Alves Martins (PSDB) e Íris César dos Santos Moreira (PDT), por captação ilícita de voto.
Leia mais neste Blog.
Com informações do
www.jusbrasil.com.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário