quinta-feira, 25 de junho de 2009

É rio ou lago? Escada d’água

É rio ou lago? Escada d’água
Cemig quer muitas barragens no Araçuaí.                    Em recente reunião com movimentos sociais preocupados com novas barragens em rios do Vale do Jequitinhonha, técnicos da Cemig afirmaram que há 16 pontos de possíveis barragens levantados no Rio Araçuaí. 


Há muitas empresas interessadas nestes investimentos. Furnas é uma das mais afoitas. Já tem estudos adiantados de viabilização da Barragem Beira-rio, em Berilo.

Ou seja, não haverá mais rio, mas um monte de lagos, em escadinha, ou uma imensa escada d'áuga.

Considerando que o rio Araçuaí, tem 284 quilômetros, haverá um lago a cada 18 km, em média.


Bacia do Araçuaí

O Araçuaí é o principal afluente do rio Jequitinhonha, situado no Nordeste de Minas Gerais. A bacia do rio Araçuaí situa-se na região conhecida como Alto e Médio Jequitinhonha, onde predomina um clima semi-árido. Ocupa uma área de 14.621 km2, que abrange 22 municípios, 11 dos quais têm apenas parte do seu território dentro da bacia. A população residente na bacia atinge aproximadamente 320 mil habitantes, dos quais 200 mil vivem em zonas rurais.

O rio passa por diversos municípios. Nasce nas chapadas de Rio Vermelho, na divisa com Felício dos Santos, na quase divisa com Diamantina. Desce pelas terras dos municípios de Senador Modestino Gonçalves, Carbonita, Veredinha, Turmalina, Leme do Prado, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Francisco Badaró e Araçuaí, onde despeja no rio Jequitinhonha, na Barra do Pontal, atual distrito de Itira, a cerca de 15 km da cidade de Araçuaí. 


As únicas cidades banhadas pelo rio são Berilo e Araçuaí.

Barragens em Berilo

No município de Berilo, os técnicos marcaram dois pontos: um na comunidade de Beira-rio, perto de André. O outro já indica a divisa com Virgem da Lapa.
A barragem do Beira-rio atingiria comunidades como a Vila Santo Isidoro com o represamento do Córrego do Povo. A previsão é que o Lago chegue até a ponte da entrada do povoado. O rio Capivari também será represado. A comunidade de Lagoa Ezequiel, por estar em parte alta não será atingida.


A possível Barragem na divisa com Virgem da Lapa atingiria a parte baixa de Roça Grande e o represamento do Rio Caititu, alagando parte do Caititu de Baixo, na margem direita. Na margem esquerda, além do Ramalho, haverá o represamento do Córrego Bem-Querer e Ribeirão.



Há cerca de dois meses, acompanhei um estudo antropológico sobre comunidades quilombolas. Os técnicos contratados pela Cemig fizeram levantamentos das comunidades quilombolas às margens do rio Araçuaí, desde a sua nascente, no município de Rio Vermelho, divisa com Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, até a sua foz, no povoado de Itira, em Araçuaí, na divisa com Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha.


A preocupação da empresa é prevenir possíveis impactos em comunidades tradicionais. O Porto dos Coris, no município de Leme do Prado, alagado pelo Lago de Irapé, alertou a Cemig a não desrespeitar os movimentos sociais que cobram maior respeito com os registros históricos e impactos ambientais.

Um comentário:

Mário S. Cordeiro Alves disse...

Porto Coris ou Boa Sorte, antigo Chiqueiro dos Porcos não pertence a Turmalina e sim Leme do Prado!

Postar um comentário