quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festivale oferece oficinas e concursos artísticos
Até 3 de julho, há inscrições abertas para Festival de Música e Noite Literária
O Festivale - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha será realizado em Grão Mogol, de 26 de julho a 1 de agosto. Há uma variedade de atividades artísticas e culturais, durante toda a semana.
Além de apresentação de vários shows de artistas renomados como Paulinho Pedrazul, agentes culturais e grupos diversos da multicultura popular do Vale do Jequitinhonha tomarão conta das ruas, praças, espaços públicos e privados da cidade.
Festival de Música - Inscrições até 3 de julho. Acontecerá nos dias 30/31 de julho e 01 de agosto, na praça pública de Grão Mogol. Este ano recebe o nome do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Uma justa homenagem ao artista que leva por todos cantos por onde se apresenta o nome do Vale do Jequitinhonha.
Concurso de Poesia - Inscrições até 3 de julho. A Noite Literária é uma das principais atrações da programação do Festivale, tendo revelado o talento de muitos poetas na região.
Oficinas – Com inscrições até o dia 15 de julho, 13 oficinas e cursos serão oferecidos aos participantes do Festivale, de 27 a 31 de julho. Quem participar
tem o direito à alimentação e alojamento. A taxa de inscrição varia de R$20 a R$ 50.
1. INDUMENTÁRIAS RELIGIOSAS - Professor: Geraldo Magela Lima de Alburquerque – técnicas de confecção e pinturas de roupas religiosas do Vale;
2. O CIDADÃO E A CIDADE- EVENTOS MUNICIPAIS - Professor: Tadeu Martins – qualificação técnica de recursos humanos no planejamento, na promoção de eventos culturais e captação de recursos para viabializá-los;
3. IMAGEM: RÁDIO - Professor Carlos Jaurejui - noções básicas sobre a linguagem, gêneros radiofônicos e produção de jornalismo para rádio.
4. IMAGEM: VÍDEO - Professor: Vitor Santos – capacitação de jovens e adolescentes na produção de vídeos e rádios comunitárias.
5. IMAGEM: COMUNICAÇÃO E DIREITOS - Professor: Bernardo Brant
Destinado a conselheiros dos direitos, comunicadores das diversas mídias, oferece noções de comunicação para mobilização social .
6. DANÇA AFRO NO VALE DO JEQUITINHONHA - Professora: Marilene Rodrigues dos Santos - baseado nas lendas dos orixás, dialogando com os valores da contemporaneidade ligada à pedagogia afro brasileira.
7. CANTO E VOZ EM VÁRIOS TONS - Professora: Ivânia Marinho Gonçalves - vivenciar o som, a voz e o tom através de exercícios, percepções auditivas, cantos, falas e tudo que se pode transformar em uma massa sonora, com qualidade e saúde vocal.
8. TEATRO DE RUA: CLOWN - Professor: Funarte - Desenvolvida para atores e pessoas interessadas na arte de fazer rir.
9. TEATRO DE CORDEL ESTUDO E MONTAGEM - Professor: Fernando Antônio de Melo (Limoeiro) – Para estudantes e atores de Teatro com experiência cênica comprovada. Aplicar e teatralizar a literatura de cordel em encenações populares de rua.
10. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - Professor: Romaní Ferreira - Dedicada às crianças de 7 a 60 anos, a oficina trabalhará com materiais diversos que confeccionará brinquedos e estimulará brincadeiras.
11. ARTE E TÉCNICA CIRCENSE - Professor Dino Maragone - Visa preparar os participantes para o trabalho com a técnica circense em várias modalidades.
12. A AFIRMAÇÃO DO TEATRO - Professor: Antonio Leite Rodrigues
Visa preparar os participantes para o trabalho como ator, propiciando uma pequena base destacando a experimentação prática.
13. ARTESANATO - Professor: Maria José Gomes da Silva (Zezinha) - As mãos que amassam, moldam e dão vida as figuras geradas da emoção e do sentimento do artista. O participante desta oficina conhecerá a artesã D.Zezinha, do povoado de Coqueiro Campo, do município de Minas Novas.
As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.fecaje.org.br/
Mais informações: fecaje@yahoo.com.br
Ângela (33) 8839-4698 José Claudionor (Jô) (33) 8818-2864

Nenhum comentário:

Postar um comentário