domingo, 7 de junho de 2009

Nova espécie de peixe é encontrada no Rio Jequitinhonha

Projeto é transformar o piau em exemplar da fauna do rio

A bacia do Rio Jequitinhonha é rica em belezas naturais. Tem pelo menos 35 tipos de peixes. Recentemente o monitoramento do reservatório da usina de Irapé, localizada entre os municipios de Berilo e Grão Mogol, revelou uma nova espécie de piau.
Um dos mais altos do Brasil, segundo a Cemig. São 209 metros de altura para represar 6 bilhões de metros cúbicos de água do Rio Jequitinhonha. A força das águas movimenta três turbinas e garante a produção de 360 mil kwatts. Números e paisagem que impressionam. Mas que não revelam todo o potencial dessa natureza. Mesmo com a intervenção do homem ela ainda é capaz de surpreender.
NOVA ESPÉCIE DE PIAU
O monitoramento das áreas de influência da Usina Hidrelétrica de Irapé acabou descobrindo uma outra riqueza da bacia do Jequitinhonha: uma nova espécie de piau.Valdir Alves foi quem fez a descoberta. As pintas diferentes no corpo do peixe despertaram a atenção do pescador que desempenha a atividade a 20 anos. Para confirmar que não era só uma história de pescador, o biológo Francisco Andrade comparou as pintas e as escamas. Ele e Valdir são responsáveis pelo monitoramento do reservatório da usina e do entorno do lago, para descobrir áreas de reprodução de peixes, antes e depois da barragem. A confirmação de que o animal de 10 centímetros era um adulto foi decisiva para a definição de que se tratava de uma nova espécie de piau. Um estudo completo está sendo feito para transformar o peixe oficialmente no mais novo exemplar da fauna do Rio Jequitinhonha. Um reconhecimento que pode ajudar na preservação de toda a bacia.
Fonte:
Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário