terça-feira, 30 de junho de 2009

O jornalismo pelos jovens

O jornalismo pelos jovens
Programa polo ministra oficinas de comunicação em Grão-Mogol
Sâmia Bechelane
O que é jornalismo? O que são pautas e fontes? Como fazer uma entrevista? Buscando capacitar jovens para o entendimento dessas e outras questões, a equipe do Programa Polo ministrou o primeiro módulo das oficinas de comunicação para jovens de Grão-Mogol, no Médio Jequitinhonha, norte de Minas, nos dias 20 e 21 de junho.
A intenção é capacitar jovens da cidade, que sediará este ano o 27º Festivale, para trabalharem com a equipe do Polo na assessoria de comunicação do Festival. Além dos tradicionais boletins radiofônicos e boletins impressos, ambos produzidos diariamente, a equipe de comunicação do Festivale será responsável também pelo atendimento à imprensa, manutenção do hotsite do evento, dentre outros.
Conversa
A oficina foi dividida em três momentos principais. Primeiro, a equipe apresentou aos jovens a história, objetivos e outros elementos sobre Festivale, já que a maioria nunca participou do evento. Depois, foi hora de apresentar aos participantes noções básicas de assessoria de comunicação, principalmente em eventos como o Festivale. Foram apresentados e discutidos boletins impressos e programas de rádios dos anos anteriores.
Ainda, a equipe Polo procurou construir com os jovens as noções principais da atividade jornalística. Para isso, também recorreu a produtos dos anos anteriores e exemplos cotidianos. Para exercitar a prática da entrevista, os jovens conversaram com a diretora-executiva da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, Ângela Freire.
Praticando
Munidos das noções básicas do processo jornalístico e divididos em grupos, os jovens ganharam as ruas de Grão-Mogol. Para o processo de apuração, foram propostas pautas sobre a história da Igreja Matriz de Santo Antônio, a Associação de Artesanato Grão-Mogolense, a Festa do Vau do Divino Espírito Santo, os atrativos naturais em Grão-Mogol e as comidas típicas da cidade.
Após o contato com diversas fontes, os grupos voltaram à sala para redigirem seus textos. As limitações das equipes não impediram produções interessantes. Na ocasião, os jovens também escolheram de quais oficinas rádio, web ou impresso- participarão no próximo módulo, que será ministrado nos dias 04 e 05 de julho. A assessoria de comunicação do 27º Festivale é uma parceria entre o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e a Fecaje, organizadora do Festivale.
Fonte: www.ufmg.br/polojequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário