segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ouvidoria Nacional apura violência contra trabalhadores rurais

Destruído abastecimento de água em assentamento de Almenara
Na primeira quinzena de maio, o técnico da Ouvidoria Nacional do Incra, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, João Batista Caetano, esteve no Assentamento Esperança Santa Rosa, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, para verificar violências cometidas contra trabalhadores rurais na região. No dia sete de dezembro de 2008, cerca de dez homens destruíram o sistema de abastecimento de água, depredaram quatro casas, cortaram 300 metros de cerca e colocaram aproximadamente 200 cabeças de gado em meio à plantação dos agricultores. O ex-proprietário do imóvel, Manoel Francisco Alves, é acusado de coordenar o ataque.
O técnico também verificou o andamento do inquérito policial que responsabiliza o ex-proprietário além de averiguar se houve o cumprimento da liminar em ação cautelar determinada pela justiça federal para a retirada dos bois da propriedade. O técnico ainda se reuniu com os representantes da Fetaemg na região para levantar outras possíveis violências praticadas contra os trabalhadores.
O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara, Aécio José da Silva, afirma que as famílias que vivem no assentamento ainda estão reconstruindo parte do que foi destruído. Com recursos próprios reconstruíram o sistema de água e recuperaram a cerca. Agora aguardam do Incra uma posição sobre como irão fazer para reconstruírem as casas que foram depredadas. Aécio informou ainda que o técnico da Ouvidoria do Incra ainda visitou acampamentos na região que estão enfrentando conflitos agrários.
Fonte:
Fetaemg

Nenhum comentário:

Postar um comentário