sexta-feira, 24 de julho de 2009

Araçuaí - Vale do Jequitinhonha
CLUBE DO CAVALO REALIZA A VII EDIÇÃO DA MISSA DO VAQUEIRO
Foi realizada no domingo, dia 12 de julho, a sétima edição da Missa do Vaqueiro, presidida pelo padre Manoel Antonio Cardoso, na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O evento, que tem suas raízes no sertão pernambucano, se consagra a cada ano em Araçuaí e resgata a figura do sertanejo como símbolo vivo da nossa cultura. A sétima edição da Missa do Vaqueiro foi realizada no parque de exposições local. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com o Clube do Cavalo.
A missa presidida pelo padre Manoel Antonio Cardoso reuniu centenas de cavaleiros e amazonas atraídos principalmente pelas fortes raízes sertanejas do evento. A ideologia cristã da Missa do Vaqueiro é um ato de fé do homem do sertão, que apesar de ser um povo sofrido, jamais perde a esperança por dias melhores. Durante o sermão, o padre Manoel externou sua emoção em celebrar, pela primeira vez, a Missa do Vaqueiro. Durante a cerimônia, a liturgia católica assume a roupagem cultural do sertão.
A celebração eucarística realizada ao ar livre reuniu um grande número de pessoas. A maioria delas, vestida a caráter e montada em seus cavalos, que também foram cuidadosamente preparados para o evento. Durante as oferendas, celas, arreios e instrumentos de pastoreio foram levados ao altar.
Para Larissa Campos, presidente do Clube do Cavalo, a Missa do Vaqueiro valoriza a figura do sertanejo, que representa uma das bases da economia do município.
Ao final da celebração, o padre Antonio abençoou os cavaleiros. Em sinal de fé e respeito eles retribuíram o gesto erguendo seus chapéus.
Logo em seguida foi realizada uma grande cavalgada, puxada por um mini trio elétrico. As bandeiras do Brasil, do estado, do município e do sindicato ruralista foram conduzidas na comissão de frente.
O evento reuniu cerca de oitocentos cavaleiros e amazonas que percorreram diversas ruas da cidade, transformando a tarde de domingo com muita festa, alegria e descontração.
Repórter: Sérgio Maioline, da TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário