terça-feira, 21 de julho de 2009

Berilo - Imagens Sacras serão restauradas

Berilo
Imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito serão restauradas
Pela primeira vez na história, os bens móveis tombados da cidade de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, serão restauradas. A imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo e de São Benedito serão restauradas pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Desde que a Igreja do Rosário ruiu, foi derrubada, em 1981, elas fazem parte do acervo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ambas construídas no século XVIII. O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Berilo reuniu-se no dia 14 de julho e autorizou a restauração, respaldando-se com documentos de comprometimento e responsabilidade do IEPHA.
Ao mesmo tempo, solicitou do IEPHA a restauração de várias outras imagens sacras que estão em situação precária, bastante deteriorada pelo tempo.

Igreja do Rosário destruída
A igreja do Rosário foi edificada no século XVIII pelos negros que fundaram a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Berilo. Possuía características primitivas.Foi tombada pelo IPHAN -Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, em 1974. Quando já havia sido despojada por saque de seus bens artísticos, ruiu parcialmente em dezembro de 1988 e foi demolida em 1991.
Restam apenas algumas madeiras jogadas ao chão e um grande paredão de pedras. Ela ficava no largo no ínicio da Rua do Porto, perto da Estação de Tratamento de Água da Copasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário