quinta-feira, 2 de julho de 2009

FOGO NO RIO ARAÇUAÍ


Causos de Berilo
FOGO NO RIO ARAÇUAÍ
Nos anos 70, Aécio de Dorinha era uma figura divertida e de grande humor, muito amigo de Alceu de Machadinho, mais conhecido como Chôla. Aécio começou a perceber que Toninho, irmãozinho de cinco anos de Chôla, não desgrudava de Alan, o outro irmão de sete. Aécio, percebendo a situação, não titubeou e soltou o bordão, cantando: “Alan, quedê Tonin ? Tonin, quedê Alan?”.
Alan começou a ficar incomodado porque todo dia ouvia-o soltar essa frase e quando olhava para trás, Toninho estava sempre lá, de acompanhante. Para resolver o problema, pediu que a empregada de sua casa ficasse cuidando de Toninho para que pudesse sair sozinho para a rua. Quando encontrava Aécio, não adiantava nada pois aí é que ele soltava mesmo o famigerado bordão que atormentava o menino. Aécio percebendo que Alan levava a sério suas brincadeiras, tirou outra da cartola, usando uma voz fantasmagórica: “Alaan, eu vou contar para todo mundo que você botou fogo no rio!!” O menino saiu correndo, dizendo em prantos: “Não fui eu, não fui eu!” Aécio gargalhava sem parar. E a piada pegou na cidade. Todo mundo começou a torturar Alan imitando o jeito palhaço de Aécio durante meses. Foi aí que o menino bolou uma resposta para surpreender o filho de Dorinha.
Encontrou Aécio na praça principal de Berilo que, para variar, soltou o bordão: “Alaan, eu vou contar pra todo mundo que ocê botou fogo no riúú!!” Alan nem ligou e reagiu com desdém, dizendo: “Não tô nem aí! Joguei gasolina na água, risquei um fósforo e taquei fogo mesmo no Rio Araçuaí!” Aécio ficou surpreso com a resposta, mas não perdeu o rebolado: “Tá ficando esperto, hein?”.
Ele então parou de pegar no pé do garoto e logo escolheu outra vítima para suas tiradas.
Alânderson Silveira Machado é berilense, mora em BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário