sexta-feira, 24 de julho de 2009

CLAMOR POR SEGURANÇA PÚBLICA EM LELIVÉLDIA

Gildázio Santos
Há algum tempo em Lelivéldia vem ocorrendo crimes com características dos que ocorrem nas grandes cidades: roubo (como o que aconteceu com a dona Maria de Dito); furto de computadores (como o que aconteceu na E.E. Hermano José), assalto às residências e estabelecimentos comerciais, ações de vandalismo contra a o Patrimônio Público, quebradeira dos bancos da Praça São Norberto, apedrejamento do prédio novo da Unidade de Saúde, que ainda nem foi inaugurada, apedrejamento da Unidade de Processamento de Mel da APPRIB, com apenas sessenta dias de construída, furto de fiação elétrica e arame fartado no sítio de Tonhão, furto de arame farpado, fiação elétrica, portas e janelas de uma casinha do Patronato, furto de arame farpado da Associação dos Pequenos Produtores Rurais (APPRIB), invasões descaradas nas terras do Patronato...
Onde estão as autoridades policiais de Lelivéldia, ou melhor, do município de Berilo?
Será que os BOs - Boletins de Ocorrência que estão sendo lavrados pelos Policiais de Lelivéldia estão chegando às mãos de quem pode realmente tomar providências?
O que pensam os delinqüentes que comentem essas ações?
O Estado incentiva os homens de bem a se organizarem, libera altas somas em dinheiro para criar uma realidade mais digna, acreditando que dessa forma pode-se minimizar a “fome e a miséria” que assola a região.
Esses que acreditam poderem ser úteis à sociedade, discutem as prioridades na comunidade, se desdobram na execução das ações para trazer o desenvolvimento e depois são obrigados a amargar as conseqüências das ações irresponsáveis e debochadas daqueles que não passam de parasitas e traças inúteis na sociedade.
Diante de tantas ações criminosas em uma comunidade tão pequena, que poderia ainda ser um lugar para se viver harmoniosamente, onde ainda poderíamos sentar nas calçadas no fim de tarde pra trocar um dedo de prosa, está se transformando num reduto de bandidos, que se julgam impunes e intocáveis.
Ás vezes é desolador lutar pelo bem coletivo e ter que conviver com tanto descaso por parte daqueles que acreditamos serem nossos parceiros, apoiadores e parte também responsável pela guarda e salva-guarda do bem social.
Se providências não forem tomadas, qual será o futuro de nossas crianças?
Serão os homens de bem obrigados a trancar os seus filhos e seus idosos dentro de casa enquanto os bandidos se vangloriam das suas proezas criminosas, livres e impunes????


Gildázio Santos é apicultor, diretor da Associação dos Pequenos Produtores Rurais -APPRIB, do Patronato, morador do distrito de Lelivéldia, município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.
***********
Creio que a preocupação de Gildázio é a de muitos pais, mães e pessoas de bem de Lelivéldia e de todo o município de Berilo e região. O índice de violência vem crescendo de forma assustadora em todas as comunidades, pequenos povoados, cidades. Lelivéldia e Berilo não escapam desta realidade.
Acredito que a reunião da comunidade em torno de um CONSEP - Conselho de Segurança Pública é uma das formas da comunidade responder a todas as questões que atormentam a muita gente. A Segurança Pública é uma área que deve ser de responsabilidade de todos, não somente dos políciais, do poder judiciário, do Estado.
Alguns atos de violência, roubo/furto vem se dando por jovens envolvidos com o consumo de drogas pesadas e com o narcotrático. Muitas ações podem ser de caráter sócio-educativas, de saúde, e não apenas punitivas, repressoras. Há ações preventivas e repressivas a serem tomadas, mas a responsabilidades são de vários segmentos sociais.
Que cada um e todos nós nos responsabilizemos para encontrar soluções para questões tão preocupantes quanto às que afligem a comunidade de Lelivéldia.

4 comentários:

daniel deverly disse...

Realemnte,concordo com tudo que lí, é um descaso muito grande mesmo, lelivéldia n tem segurança, n minha opinão, essa pólicia dai só serve pra ganhar atóa, são parazitas, reles aposentados fora de época que só estão pra fazer de conta, vejo cda coisa nesse lugar, n moro ai, mas a gente sempre fica sabendo de tudo que se passa,uma pólicia paga pra proger e nada mais nda menos que um zero a esquerda, comentar dizer o que se acha é um senço de democracia, eu falo porque n tenho medo, vão me matar?? rsrsr eu conheço de leis n ~sou nehum leigo como muitos coitatod que vivem ai, se eles fossem como eu muitas coisas já seriam diferente, pena que eu n more em eliveldia, minha vidan seria cheia de processos, porque eu n tenho sangue frio, n sei ver coisas e ficar calado, até junto a coregedoria eu já teria ido, coisa que muitos deveriam fazer é n o fazem, é muito simples mudar isso, basta duas pessoas, um email a corregedoria e pronto, ai sim... eu queria ver a leis e cumprir.

Lex Net disse...

Lelivéldia tem esse problema mesmo...segurança é um grande problema...até que tem policiais..mas meio que não resolve muita coisa...
"casa da mãe joana"...complicado mesmo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Engraçado que quando não era mandato dessa corja q está aí na prefeitura, apoiada por esse dono do Blog, certas atitudes de vândalos eram incetivados...naquela época, para esse povo, "quanto pior melhor..."

Postar um comentário