sexta-feira, 31 de julho de 2009

Festivale - Grão Mogol - Vale do Jequitinhonha
Cambia todo cambia
Ana Argento Nasser
“Cambia todo cambia”, o que em português significa muda tudo muda, é o nome da canção do cantor e compositor popular argentino Victor Hereria. Assim está Grão Mogol hoje: muda dia trás dia com os diferentes eventos que estão acontecendo durante o 27º Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - Festivale.
Por isto, a cidade vestiu-se de festa e não é a mesma agora do que antes deste tradicional evento começar.
Numa tarde quente do inverno grãomogolense, saí a conversar com alguns donos e trabalhadores de diferentes lojas que ficam na praça Beira Rio. “Festivale fez que a cidade mudasse. Ajudou para integrar a comunidade e resgatar a cultura, além do que agora há mais movimento na praça que é muito bom para a renda”, explicou Misael, dono do restaurante “Sabor da Terra” que abriu só para atender o público do Festivale.
Maria Geralda de Jesús e Elle são donas de diferentes lojas de roupa. As duas também acordam com que a praça está mais movimentada: “Há mais pessoas, pessoas diferentes. Antes, às três horas da tarde já não tinha ninguém nas ruas e eu ficava com a loja aberta até às cinco da tarde. Hoje eu estou fechando por volta das 19 h.”, contava Maria Geralda.
O jovem garçom do hotel e restaurante Bera Rio, Tiago, contou que também mudaram os horários: “Agora, com os turistas e os shows fechamos mais tarde. Antes, era mais ou menos as 21.30 h., agora por volta das 2 da madrugada”.
Assim, cambia todo cambia, e o bom que a mudança foi para bem.
Grão Mogol está em festa, uma festa dela que muitos participam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário