domingo, 12 de julho de 2009


Futebol Máster
Turma "dos enta" relembra futebol dos velhos tempos Os jogadores de futebol de campo, acima de 40 anos vem se organizando, fazendo peladas e jogos de confraternização. Em Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Salinas e Virgem da Lapa, além do distrito de Lelivéldia, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a turma da “era dos enta”, de quarenta, cinqüenta e sessenta anos, vem dando show de bola, em ritmo cadenciado e jogadas inteligentes.
Virgem da Lapa tem o seu Reumatismo Futebol Clube. Araçuaí, a terra de Lalado, um dos melhores jogadores da história da região, segue no ritmo cadenciado de Luis Poté. Salinas ainda relembra as jogadas magistrais de Tiburcim. De vez em quando, reúnem-se para dar aulas de futebol. Minas Novas precisa voltar a campo com Lado de Isaías, Neco e João de Caju. Chapada do Norte quer mostrar a categoria de Nim. Francisco Badaró, sob a batuta de Toni, tem um time bem organizado. José Gonçalves de Minas, sob liderança do vice-prefeito Jessé, também faz suas peladas na região de Buritis, Santa Rita e Catutiba. Lindomar, que ainda bate um bolão, não deveria estar fora dessa. Em Lelivéldia, Tidico e Helinho continuam jogando com os meninos.
Berilo também segue o mesmo caminho dos municípios vizinhos. Zé Pezão e Zé Alcidino tomaram a iniciativa de chamar os jogadores que entraram na “fase dos enta”, para fazerem um bate-bola. Tem alguns mais novos que fazem parte da turma.
Assim, quem não conheceu o toque refinado de Altair de Ioiô de Jove, de 50 anos, pode encontrá-lo, nos domingos de manhã, a partir das 7:30 horas, no Estádio Beira-rio, à margem direita do rio Araçuaí, em Berilo.
Há muitos que ainda querem voltar a jogar bola e têm medo ou receio do ridículo de uma bola passando a um metro do seu pé e não conseguir controlá-la. Bestagem, gente! Ninguém pode exigir mais do que cada um pode fazer. Se a bola for de pé em pé, como nos velhos tempos, dá até pra desafiar a moçada que gosta de dar um chutão, como se quem chutar mais alto ganhasse uma rapadura.
Turma dos Enta de Berilo
Altair, Altemar, Banu, Decim, Deley da Arai, Deley de Dadade, Dadá, Edmilson, Juraci, Lair, Lázaro, Lizandro, Noezinho, Paulinho Fósforo, Pié, Rei de Zé Soldado, Silvano Fofão, Silvinho, Tioga, Toninho de Emilinha, Toni Mentira, Valmir, Veio, Zé Pezão, Zé Alcidino e Zelim.
Além desses, há um pessoal mais novo que completa a turma: Adão da Vila, Charlim, Marcelo da Vila, Moacir, Régis e outros que aparecem de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário