quarta-feira, 1 de julho de 2009


IBGE se prepara para Censo 2010 no Jequitinhonha
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vem se preparando para realizar o Censo Demográfico 2010: “um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas que fornecerá informações sobre o país para o planejamento público e privado da próxima década.”
Nesta terça-feira, dia 30 de junho, os técnicos da regional de Capelinha que abrange 13 municípios, reuniram-se com lideranças de Berilo para fornecer informações básicas e orientações quanto ao Censo.
Segundo Éderson Mourão, Coordenador Regional, a participação da população é essencial. Fazer o Censo é atribuição do IBGE mas é uma responsabilidade da sociedade como um todo. Colaborar com o Censo é um exercício de cidadania e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística é o espaço mais importante para a comunidade local.
COMO SERÀ
A coleta do Censo 2010 será realizada nos meses de julho e agosto do próximo ano. A partir de setembro de 2009, haverá a publicação do Edital para selecionar os recenseadores que terão o ensino médio, no mínimo. Estes receberão treinamento para conhecimento de aplicação de pesquisa de campo e sistematização dos dados. Todo o processo será informatizado, até mesmo o trabalho de campo em que será utilizado um computador com GPS, com a indicação de coordenadas geográficas e mapas digitalizados.
O prefeito de Berilo, Lázaro Neves, que já foi recenseador, disse que é fundamental realizar um trabalho eficiente até porque todos as políticas públicas dependem dos dados populacionais levantados pelo IBGE. Citou o exemplo da saúde que repassa recursos para o município a partir do seu número de habitantes, assim como em outras áreas.
A Regional de Capelinha, do IBGE, envolve os municípios de Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Berilo, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.
Ederson Mourão disse que haverá em todos os municípios a preparação para que o Censo 2010 seja exitoso e possa alcançar os objetivos a que se propõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário