sábado, 11 de julho de 2009


Ministério
da
Cultura
presta
homenagem à artesã do Vale
Dona Isabel, ceramista das noivas, foi a escolhida
O Ministério da Cultura anunciará na próxima quarta-feira, 15 de julho, em Brasília, o lançamento do Edital do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha. Uma espécie de bolsa-família da cultura, no valor de R$ 10 mil.
Este é o quarto edital lançado pelo MinC para destacar trabalhos relacionados às manifestações da cultura popular no país. Ao todo, serão contempladas 195 iniciativas, que receberão prêmios no valor de R$ 10 mil. A premiação será dividida em duas categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais.
“Queremos homenagear todas as expressões das culturas tradicionais que fazem parte da nossa diversidade cultural”, afirma o secretário Américo Córdula. Ele ressaltou a importância da contribuição de outras instituições, como Secretarias de Cultura e ONGs, e o envolvimento de articuladores, pequisadores, universitários, dentre outros, para que a iniciativa alcance todas as regiões brasileiras.
Mestra Dona Isabel - Como nas edições anteriores, o Prêmio Culturas Populares reconhece mais um grande nome das artes tradicionais do país. Isabel Mendes da Cunha, mais conhecida como Dona Isabel, é uma inspirada artesã, criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no povoado de Santana do Araçuaí, em Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Com informações de Leonardo Brant - www.culturaemercado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário