quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festival da Cachaça

Salinas espera 35 mil visitantes no Festival Mundial da Cachaça
A cidade de Salinas, conhecida por produzir algumas das cachaças mais saborosas do Brasil, sedia no próximo fim de semana, 17 a 19 de julho, o VIII Festival Mundial da Cachaça'. O evento é realizado anualmente, na cidade do Vale do Jequitinhonha, na região norte de Minas Gerais, pela Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs).
Produtores do maior pólo de cachaça artesanal do Brasil esperam aumentar as vendas internas durante o Festival Mundial da Cachaça, a partir desta sexta-feira, (17).
Apoiados pelo Sebrae/MG, os expositores apresentam ao público mais de 50 marcas da bebida. O festival prossegue até domingo (19).
Durante a Feira, o Sebrae/MG promove a Agenda de Relacionamento, um encontro comercial que reúne pequenos produtores e compradores.
Antônio Eustáquio Rodrigues, dono das marcas Seleta e Boazinha, é um dos participantes do encontro. Ele emprega 150 pessoas no negócio e tem uma produção anual que gira em torno de 1,5 milhões de litros.
Trinta por cento das vendas são feitas por telefone e por representantes comerciais de Belo Horizonte, Montes Claros, Brasília, Goiânia e São Paulo. "Neste encontro teremos um contato mais direto com os compradores", diz Rodrigues.
Antônio quer aproveitar a presença dos mais de 35 mil visitantes do festival para divulgar seu negócio. "Da cidade de Salinas
saem as melhores cachaças artesanais. Nossos consumidores são nossos principais vendedores", afirma.
A região de Salinas
reúne 23 produtores de cachaça artesanal e 109 agricultores familiares. Eles formam a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas
(Apacs). A produção anual do grupo é de cinco milhões de litros.
Os produtores da Apacs são apoiados pelo Sebrae/MG. A Instituição desenvolve em cinco municípios da região ações para melhorar a competitividade, aumentar a produção e a exportação da bebida.
O Festival
O evento é um dos principais no calendário oficial de festivais de cachaça do País. A programação inclui degustações, palestras sobre marketing, produção e vendas, shows e a realização do tradicional Roteiro Turístico de Negócios da Cachaça, que apresenta ao visitante o processo de produção de vários alambiques da região.
O Festival Mundial de Cachaça é promovido pelo Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas,
com o apoio do Sebrae/MG.
Fonte:
Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário