sexta-feira, 10 de julho de 2009

Segurança alimentar no Médio Jequitinhonha


CONSAD DO MÉDIO JEQUITINHONHA ELEGE NOVA DIRETORIA
Desafio é melhorar a segurança alimentar na região

O CONSAD/COMEJE – Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Médio Jequitinhonha elegeu, nesta sexta-feira, dia 10 de junho, a nova Diretoria da entidade. Com a participação de 16 municípios dos 21 participantes, os representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram na AABB, de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas. Foram eleitos Irley Azevedo, de Comercinho, presidente; José Otoni, de Araçuaí, vice-presidente; e Álbano Silveira Machado, de Berilo, Secretário-Executivo.
O Conselho Fiscal ficou assim constituído: Gilson Chaves, de Ponto dos Volantes; Hosséias Figueiredo Sena, de Padre Paraíso; João Nery, de Coronel Murta; Maria das Graças da Associar, de Araçuaí; Ronilson da Emater, de Padre Paraíso.
A nova diretoria tem um trabalho árduo pela frente. A primeira grande tarefa é a reconstituição do CONSAD, com a recuperação da sua credibilidade e a participação da sociedade civil.
O outro desafio é construção de uma instituicão capaz de mediar conflitos e agregar esforços, de forma a direcionar a integração territorial para os objetivos de segurança alimentar e nutricional, com desenvolvimento local. A formação de um Consórcio Público é uma das prioridades. No próximo mês, 6 representantes da região estarão em Brasilia, participando de um Encontro Nacional para debater Consórcios Públicos.
O que é o Consad
Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local são organizações territoriais, institucionalmente formalizadas, com um número definido de municípios que se agrupam para desenvolver ações, diagnósticos e projetos de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local, gerando trabalho e renda.

Constituem-se como associações civis sem fins lucrativos, formadas por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil de cada município participante.
Nestes territórios, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS apóia a implantação de projetos de combate à pobreza relacionados a sistemas agroalimentares, capazes de intervir na realidade sócio-territorial, integrando políticas públicas, envolvendo atores sociais e gerando trabalho e renda.
Os Projetos Consad devem refletir os anseios do Fórum Consad e ter passado pela discussão e aprovação, por meio de assembléia.
O enfoque territorial do Consad considera: a - os Índices de Desenvolvimento Humano – IDH; b - as relações sociais, comerciais, produtivas, políticas e culturais existentes na região; c- a dimensão física e ambiental do território; d – suas potencialidades geoestratégicas para arranjos sócio-produtivos sustentáveis; e – reorganização do território visando à inclusão social.
No Brasil, estão implantados 40 Consads, distribuídos em 26 estados brasileiros, envolvendo 580 municípios e uma população de mais de 11 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário