quinta-feira, 9 de julho de 2009


UFVJM: Construção poderá atender a mais de 6 mil alunos
As obras de construção da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em Teofilo Otoni, nordeste de Minas, estão em fase final. Quatro prédios da instituição estão quase finalizados. A expectativa é que, no mês de agosto, o campus avançado construído na Vila Esperança já receba parte dos alunos.
O superintendente do Campus Mucuri da UFVJM, engenheiro Joel Fernandes, Joel Fernandes, informou que a capacidade inicial de atendimento do Campus Avançado do Mucuri será de 2.080 alunos por turno, o que totaliza o atendimento à 6.240 alunos. Mas o projeto pedagógico da UFVJM, Campus do Mucuri, prevê aulas apenas nos turnos matutino e vespertino, o que diminui o atendimento inicial para 4.160 alunos.
O primeiro bloco, com 60 salas de aula, já estará à disposição em 1º de agosto. Toda a infra-estrutura dos prédios está pronta, com iluminação, água disponível, piso, portas e janelas colocadas. Algumas das salas serão adaptadas como laboratórios e bibliotecas dos cursos superiores disponíveis.
Hoje, a UFVJM, no Campus do Mucuri, tem aproximadamente 800 alunos, que estudam provisoriamente no prédio do Caic, no Bairro Castro Pires.
De acordo o Superintendente Joel Fernandes, outros prédios ainda serão construídos no complexo da UFVJM, no Bairro Vila Esperança. Já estão licitados os blocos auditórios das engenharias, para 400 alunos; os blocos de apoio (laboratórios, almoxarifado, setor administrativo); a biblioteca; os blocos de todo o corpo administrativo da instituição; blocos de moradias para os docentes; ginásio de esportes, e pavimentação das vias internas do Campus.
Os recursos para a construção das referidas obras estão garantidos pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. O início das obras depende apenas da conclusão da pavimentação interna de parte do Campus.
Obras geram crescimento
Joel Fernandes afirma que a construção da Universidade Federal na zona sul, Bairro Vila Esperança, em Teófilo Otoni, vai gerar um impacto positivo na região, com qualidade da habitação, melhoria das vias, construção de condomínios, crescimento do comércio, disponibilização de serviços, e toda a infra-estrutura urbana necessária, fazendo com que o bairro se torne autônomo em relação à cidade.
“A região terá um crescimento positivo e ordenado, porque a Universidade vai dar as diretrizes para a população. Os cursos nas áreas da engenharia, ciências hídricas, ciências sociais, vão causar um impacto de ordem cultural, e que, consequentemente, vai levar o município ao crescimento econômico, urbanístico e social”, salientou o superintendente do Campus Mucuri – Joel Fernandes.
Fonte: Douglas Fernandes – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário