sábado, 11 de julho de 2009

Voz, ritmo e transformação:
Meninos de Araçuaí
Quem se emociona com a beleza do espetáculo “Pra Nhá Terra”, a mais recente apresentação do coro Meninos de Araçuaí junto com o grupo de teatro Ponto de Partida, talvez não imagine como começou essa história de solidariedade, investimento em educação e cultura e muito trabalho.
Este projeto foi desenvolvido a partir da inquietude de colaboradores da Natura que, em 1998, se mobilizaram para tentar transformar a realidade dos moradores do Vale do Jequitinhonha, um território árido e extenso que envolve 49 municípios a Nordeste de Minas Gerais, entre eles a cidade de Araçuaí.
“Ao conhecer a região, logo percebemos que os moradores precisavam mais do que mantimentos. Eles necessitavam de um projeto consistente de promoção da cidadania”, lembra Isabel Ferreira, colaboradora Natura que participou da equipe de ação social que coordenou inicialmente o projeto.
Com a vontade de fazer algo mais do que uma ação assistencialista, os colaboradores procuraram o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG que trabalha com a reintegração de crianças e adolescentes, e juntos levaram para Araçuaí o projeto Ser Criança.
Como forma de agradecimento pela contribuição da Natura, os meninos e meninas que tiveram a vida transformada pelo projeto decidiram formar um coral, com o amparo técnico do grupo de teatro Ponto de Partida.

Os Meninos do Araçuaí contam atualmente com o apoio da Natura para todas as suas atividades, incluindo a circulação do espetáculo “Pra Nhá Terra”, um emocionante musical em defesa da natureza.
Cultura que traz autonomia
Partindo da premissa de que a criança aprende mais e melhor brincando, jogando, criando, cantando e dançando, cerca de 70 crianças e jovens, entre 7 e 21 anos, já foram beneficiados pelas oficinas de interpretação, dança e sapateado, instrumentos musicais e musicalização oferecidas pelo projeto Meninos de Araçuaí.
Regina Bertola, diretora do grupo Ponto de Partida e responsável pela formação artística do coro, acreditou desde o início no potencial do grupo. “Para mim, era preciso fazer algo profissional, bem feito. O projeto ampliou muito nossa capacidade de enxergar o papel do artista e o quanto a arte é transformadora”, afirma.
Graças à parceria entre Natura, CPCD e grupo Ponto de Partida, crianças que conheciam realidades duras, como o trabalho nas lavouras de cana-de açúcar e a falta de perspectivas, aprenderam a cantar e a encantar.
Ao longo da trajetória dos Meninos de Araçuaí, já foram produzidos dois CDs, um DVD e cinco espetáculos, apresentados em espaços de renome no Brasil e na França como o Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.
O coro também já dividiu o palco com artistas consagrados como Gilberto Gil e Milton Nascimento.
A mais nova conquista do grupo foi a construção de um cinema em Araçuaí, inaugurado em 2008, data de comemoração dos 10 anos do coro. O primeiro projetor de filmes 35mm de todo o Vale do Jequitinhonha só foi possível porque os próprios meninos abriram mão de usar para benefício pessoal os cachês oriundos da venda de CDs e ingressos dos espetáculos. Preferiram fazer um orçamento participativo com toda a cidade e presenteá-la de uma forma especial, pensando no futuro cultural da comunidade.
São atitudes como essa que nos mostram que os pequenos gestos de solidariedade criam uma força transformadora e podem, sim, mudar a realidade e construir um país melhor.
Para saber mais:
www.grupopontodepartida.com.br
Fonte:www.natura.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário