terça-feira, 25 de agosto de 2009

10 ª Copa Aranãs começa dia 30 com 13 times
Prefeito de Capelinha não cede Estádio Municipal para jogos
A 10ª Copa Aranãs FM de Futebol tem início no próximo final de semana, no dia 30 de agosto, indo até 15 de novembro. O torneio é uma organização da Rádio Aranãs FM, de Capelinha, com o patrocínio da Super Safra Agropecuária.
Este ano terá a participação de 13 times de 9 cidades do Alto Jequitinhonha e do Vale do Mucuri: Atalanta e Colegial, de Itamarandiba; Cometa e Unidos do Morro, de Água Boa; Angelândia; Atalanta, de Malacacheta; Novo Cruzeiro; Setubinha; Minas Novas; Turmalina; e Aranãs, Cometa e Independente, de Capelinha.
Regras da disputa
O evento será disputado em 04 fases, sendo as equipes distribuídas em 04 grupos (A, B, C e D), sendo um grupo composto por 04 times e os outros com 03 times cada.Na 1ª Fase, os times dos grupos A, B e C jogarão entre si, com jogos de ida e volta. No grupo D os times jogarão apenas uma vez com cada equipe adversária, sendo todos os jogos na cidade de Angelândia. Classificarão para a 2ª Fase os dois times de cada grupo que terminarem em 1º e 2º lugares.
Os grupos da Copa ficaram assim divididos:
Grupo A: Atalanta e Colegial (Itamarandiba) e Cometa (Água Boa); Grupo B: Atalanta (Malacacheta), Novo Cruzeiro e Setubinha; Grupo C: Minas Novas, Turmalina e Unidos do Morro (Água Boa); Grupo D: Angelândia, Aranãs, Cometa e Independente.
Os jogos iniciais serão no dia 30, domingo, às 15:30 h. As partidas já confirmados são: Atalanta X Colegial, em Itamarandiba; Novo Cruzeiro X Setubinha, em Novo Cruzeiro; Turmalina X Minas Novas, em Turmalina; e Aranãs X Angelândia, em Angelândia.
Politicagem
O fato constrangedor desta tradicional competição esportiva regional foi a posição do prefeito Gelson Cordeiro, de Capelinha, em não ceder o Estádio Municipal para a realização dos jogos dos três times da cidade. Com isso, o tradicional Capivari, bicampeão da Copa Aranãs, finalista de outras, ficou de fora da competição. Os times de Capelinha jogarão na cidade vizinha de Angelândia.
A atitude do prefeito de Capelinha é claramente uma posição político-partidária por à frente da organização da Copa Aranãs estar o radialista e líder político Tico Neves, do grupo dos Pimenta, seu principal adversário. Esta é a primeira vez que os times da cidade não jogam no seu campo.
Custos altos
Times de outras cidades como Berilo (campeão em 2001), Carbonita, Francisco Badaró e Leme do Prado deixaram de participar devido aos altos custos da Copa Aranãs. As Prefeituras estão com dificuldades e os pequenos empresários/patrocinadores também.
O torneio não é restritamente de futebol amador. Pode ser classificado como semiprofissional. Os times se reforçam com jogadores que já disputaram o Módulo II do futebol mineiro ou pagam cachês a jogadores de destaque na região para participar de suas agremiações.
O cálculo de gastos de um time pode chegar a R$ 20 mil ou mais se chegar à fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário