quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Permacultura é desenvolvida em Araçuaí

Centro de permacultura dissemina novas técnicas no Jequitinhonha
O Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha está localizado na zona rural de Araçuaí, no nordeste de Minas. O local foi idealizado pelo CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.
De lá, são irradiadas diversas técnicas visando resgatar a relação do homem com o meio ambiente. O centro foi instalado no sítio maravilha. O local é bem diferente das demais propriedades rurais da região. A integração e o respeito pela natureza são visíveis.
A Permacultura é uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras. Seu objetivo principal é criar uma cultura permanente de sustentabilidade, baseada na cooperação entre o homem e a natureza.
Logo na chegada o visitante depara-se com um grande viveiro de mudas, feito de bambu. Lá dentro, mudas nativas e de outras espécies que se adaptaram muito bem ao clima da região. Uma das técnicas utilizadas são canteiros em formato de mandala. Com isto o agricultor gasta menos energia e água para molhar sua horta.
Outro benefício é que os vegetais se desenvolvem mais, porque possuem mais espaço. Todo o sítio está integrado.
Produção e respeito à natureza
Um banheiro ecológico, por exemplo, utiliza a água da chuva para abastecer a pia. Depois de usá-la a água é jogada nas plantações. No banheiro não existe descarga, o usuário utiliza pó de serra e há toda uma técnica para acabar com o mal cheiro, com a utilização de canos.
Respeitar a natureza, não poluir e recuperar o que já foi destruído são ensinamentos do centro de Permacultura.
O jardim e a plantação de banana também seguem a técnica da mandala. No formato de círculo forma-se um espaço no meio do bananal e cria-se um microclima. Além disso, no espaço vago pode-se jogar material orgânico como forma de esterco e a água acumula com mais facilidade. A caixa de placa para o aproveitamento da água de chuva também é utilizada no sítio. A maneira de viver dos índios inspirou a construção de dois espaços de reunião, um com capacidade para abrigar 40 pessoas.
A Permacultura foi criada pelo ex-professor australiano Bill Molison, em 1970. Ele a desenvolveu através da observação atenta da natureza. Por isso tudo que está dentro dela faz sentido e está conectado, assim como o mundo que nos envolve.
Fonte: Portal Ara -
www.portalara.com.br

Um comentário:

QL disse...

Vi o programa sobre permacultura no Globo Rural e fiquei encantada com o trabalho feito em sua região. Parabéns por todas as iniciativas e desejo todo o sucesso do mundo para esse empreendimento tão importante para o povo e o planeta.

Postar um comentário