quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Apoio ao queijo cabacinha e farinha do Jequitinhonha

Queijo cabacinha vai se adequar a mercado para melhorar comercialização
Pedra Azul e Almenara participarão do Agregaminas
A Emater-MG lançou no mês passado os Projetos de Melhoria de Qualidade do Queijo Cabacinha, em Pedra Azul, e da Farinha do Jequitinhonha, em Almenara, no nordeste de Minas. A iniciativa faz parte das ações do Agregaminas que tem como proposta agregar valor aos produtos da agricultura familiar por meio de introdução de novas práticas de produção, garantia de qualidade e origem dos produtos.
O projeto do cabacinha pretende adequar a produção para a legalização do produto em órgãos de defesa sanitária, fortalecendo assim, a comercialização, a cultura e a tradição do queijo do Vale do Jequitinhonha.


De acordo com o extensionista da Emater-MG de Pedra Azul, José Geraldo Lisboa de Matos, o projeto vai implementar inicialmente três unidades modelos de fabricação em Medina, Cachoeira do Pajeú e Pedra Azul. Só em Pedra Azul, cerca de 120 produtores, entre pequenos e grandes, fabricam o queijo.
Para a implantação do projeto a Emater-MG já capacitou 10 extensionistas. "A proposta é trabalhar com ações que vão da alimentação adequada do rebanho, cuidados na ordenha, no meio ambiente e nas boas práticas de produção", salienta José Geraldo.
O outro gargalo da cadeia do cabacinha é a comercialização do produto em locais adequados. Atualmente o cabacinha é encontrado no Mercado Central de Belo Horizonte e até na Bahia. É muito comercializado nas margens da BR-116, a Rio-Bahia.
FARINHA
O projeto da farinha propõe apoiar a cadeia produtiva da mandioca do Baixo Vale do Jequitinhonha com foco na agroindústria familiar. De acordo com a engenheira de alimentos da Emater-MG, Laura de Castro, o objetivo é viabilizar condições para a produção e processamento da mandioca de forma independente para permitir a contínua geração de renda das populações rurais no Jequitinhonha.
Fonte: Estado de Minas - Suplemento Agropecuário

5 comentários:

Unknown disse...

Vc saberia me informar quais os municipios que posso encontrar o queijo cabaçinha, com excessão da cidade de Pedra Azul? E vc sabe qual o valor estimado do queijo por atacado e varejo? Se puder me passar a informação por favor envie para o e-mail shsdourado@ig.com.br

DOUGLAS disse...

gostaria de saber o preço do queijo cabaçinha no atacado...emvie para..josetitobrandaofilho@hotmail.com


Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber mais a respeito dos queijos.
Tem representante em Campinas SP?

Unknown disse...

Eu vendo esse queijo cabacinha aqui em sp

Unknown disse...

BOM dia sou de Contagem/ MG gostaria de saber valores dos produtos e como faço para comprar para revender

Postar um comentário