segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Araçuaí - Vale do Jequitinhonha
Dona Zefa, a artesã
Em visita a Araçuaí, essa semana, reencontrei a querida Dona Zefa – artesã, benzedeira, contadora de causos, mulher matuta. Logo que chegamos percebemos que ela não demonstrava muita saúde, perguntamos se ela gostaria de conversar e ela não abriu mão disso, abriu porta – e o coração- e nos convidou para entrar e para nos assentarmos. Contou, primeiro, que já não está mais trabalhando, disse que não está dando conta e depois contou vários causos e ensinou rezas - para isso, só precisa de gente que pra ouvir.
Hoje, em sua casa, tem apenas poucas peças feita por ela, peças grandes que segunda ela são mais difícies de serem vendidadas. Mas já aperecem peças lindíssimas de seus “pupilos” (conforme ela mesma trata), além de trabalhos de amigos – vários quadros (que colorem a casa junto com desenhos e fotos). Por fim, perguntamos a ela se ela está feliz e ela não vacila em dizer: “é claro que estou, tenho minha cultura.”.
Dona Zefa faz 85 anos agora, dia 07 de agosto, e segue com essa sabedoria de ser feliz!
Parabéns!!!
Com carinho, Marina Marinho
Fonte: http://www.festivale27.blogspot.com/ em 31 de julho de 2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Assim como Dona Zefa temos vários artesãos que sobrevivem do artesanato sendo um trabalho doméstico que se estendeu como um meio de sobrevivencia em vários lugares do vale do jequitinhonha. Tenho feito um projeto para os artesãos de Minas Novas no sentido de ajuda-los a formar mais parcerias para que suas peças possam ser vendidas por um preço digno.

abraços,

Dutra

Unknown disse...

"Que Deus continue iluminando sempre pessoas assim como a senhora..."


http://sites.google.com/site/lojasdourados/

Postar um comentário