segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Artesanato de tecelagem tem mais de 200 anos

Berilo – Vale do Jequitinhonha
Artesãos se unem no resgate de suas entidades
Os artesãos de tecelagem de algodão de Berilo, no nordeste de Minas, se reuniram neste domingo, (16), na comunidade de Roça Grande, na sede da Cooperativa de Artesãos e Artesãs, com o objetivo de reorganizar as entidades que representam os seus interesses: a Cooperativa e a Associação Comunitária.
As diretorias das duas entidades estão com seus mandatos vencidos há muitos anos, sendo preciso regularizá-las, reorganizá-las e eleger novas direções.
Houve um consenso entre os participantes que é preciso tomar algumas medidas para que as entidades voltem a ser as ferramentas de apoio para a melhoria de qualidade de vida de cerca de 80 famílias.
Novos artesãos e atravessadores
Um fato bastante destacado foi a constatação da excelência do trabalho artístico da tecelagem de Roça Grande. Algumas mestras como Joana Mendes declarou que foi através do artesanato que ela criou seus filhos. Mas preocupava-se, pois o saber de mais de 200 anos estava ficando desvalorizado. Havia poucos jovens artesãos, com idade inferior a 30 anos. Ela e outras mestras têm a proposta de organizar oficinas para formação de novos artesãos.

Outro dado que já é de conhecimento de todos, mas se torna de difícil de superação. Os atravessadores têm tido lucro de até 400% na venda das peças de tecelagem. Peças que saem das tendas das casas dos artesãos por R$ 150 estão sendo vendidas me capitais brasileiras por R$ 600.
Um dos desafios das entidades é a comercialização mais lucrativa do artesanato e de outros produtos da comunidade. João Diógenes disse que Roça Grande sempre foi um pólo de produção de horticultura, fruticultura, de agricultura familiar, que abasteceu a cidade de Berilo por várias décadas.
Voltar a produzir mais e melhor, agregar valor à produção, além de buscar a comercialização direta ao consumidor foram os pontos de consenso da reunião.
No final, foram eleitas duas comissões para fazerem um levantamento de toda a situação das entidades, para, em um prazo de 15 dias, apresentarem um relato e apresentar alternativas de soluções para os problemas detectados. A reunião de prestação de contas será dia 30 de agosto, domingo, às 14 horas, na sede da Cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário