domingo, 30 de agosto de 2009

Copasa lucra 18% e ainda quer aumento de tarifa

Lucro da Copasa cresce 18% no semestre
E ainda quer aumento de 9% na tarifa
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa encerrou o primeiro semestre do ano com lucro líquido de R$ 241 milhões, 18,7% superior aos R$ 203 milhões registrados em igual período de 2008.
A receita líquida de janeiro a junho somou R$ 1,07 bilhão, crescimento de 9,9% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

No trimestre a alta em relação ao segundo trimestre do ano passado foi de 5,21%, para R$ 538 milhões."Como não reajustamos as nossas tarifas, esse aumento da receita pode ser explicado pela elevação no número das ligações de água e de esgoto que realizamos no período", diz Ricardo Augusto Simões Campos, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores (RI) da Copasa.
A população beneficiada com os serviços de abastecimento de água da Copasa aumentou em 336 mil pessoas entre junho de 2008 e junho de 2009, chegando a 12,6 milhões de pessoas.
Em relação aos municípios atendidos com serviços de água da companhia, o número passou de 598 para 602 no final do segundo trimestre.

Já o número de ligações alcançou o patamar de 3,3 milhões, um acréscimo de 82 mil ligações (2,5%). Gazeta Mercantil, 11 de agosto de 2009.
Mesmo com este lucro a Copasa pensa em aumentar as tarifas em 9%, no mês de setembro. Este é o anúncio dos seus diretores, divulgado por vários jornais.
Nós, consumidores, vamos aceitar isto passivamente?
O que poderemos fazer?
Denunciar este abuso de poder e exploração dos cidadãos mineiros;
Acionar os serviços de direito do consumidor;

Pressionar o Governo Aécio Neves e sua base de apoio: senadores, deputados, prefeitos, vereadores, líderes políticos de todas as matizes.
Em plena campanha presidencial este aumento vai cair como uma bomba no colo da sua popularidade, explodindo com seu choque de gestão, sua principal bandeira.

Sete anos atrás, a Copasa era uma empresa pública deficitária, e hoje se apresenta como a maior empresa do país em 2009, que obteve maior lucratividade.
Nós, consumidores, sabemos que nossos bolsos são a fonte do dinheiro líquido deste sucesso.

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