sábado, 29 de agosto de 2009

INDI faz diagnóstico das potencialidades da região do Mucuri e Jequitinhonha
Cinco diretores do INDI - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais estão em Teófilo Otoni com uma missão especial: a ZPE. Athos Avelino, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Dr. Sérgio Barroso, explicou que sua equipe de diretores realiza um trabalho dirigido para a Zona de Processamento e Exportação de Teófilo Otoni. “Desde que o Presidente Lula assinou o decreto de regulamentação do funcionamento das ZPE’s do país a ZPE de Teófilo Otoni passou a ser prioridade para o Governo de Minas Gerais”, ressaltou Athos.Ele explicou que a equipe foi encarregada de elaborar um plano estratégico para a área de influência da ZPE de Teófilo Otoni.
“Esse plano tem algumas vertentes principais, mas num primeiro momento é um diagnóstico situacional. Nós trouxemos alguns questionários de pesquisa para colhermos dados para um diagnóstico demográfico, social, político e cultural da cidade, mas também com relação aos pontos de estrangulamento relativos, por exemplo, ao escoamento dos produtos que serão processados pela ZPE, a necessidades de investimento com relação a questão viária, rodovias, etc”.

Foto: Diretores do Indi e a prefeita Maria José
Plano Estratégico>desenvolvimento regional
Esse estudo, chamado de Plano Estratégico para Área de Influência da ZPE de Teófilo Otoni, é conduzido pela diretoria do INDI por determinação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Dr. Sérgio Barroso.
“O Governo do Estado fará tudo que estiver ao seu alcance para que a ZPE se transforme e seja realmente um instrumento, uma alavanca para o desenvolvimento regional do Mucuri e Jequitinhonha”, frisou o diretor.Athos explicou que existem pleitos de algumas cidades solicitando uma ZPE para a região, mas que isso não trará prejuízo para as demais. “A ZPE número um de Minas Gerais é a ZPE de Teófilo Otoni por questões históricas: já está mais adiantada do que todas as outras de Minas e do país e também porque deve funcionar como um instrumento de redução das desigualdades regionais, funcionando como um catalisador do desenvolvimento econômico”.
Para o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Abdulah, ressaltou que o projeto é importante porque fará um diagnóstico preciso das condições demográficas, econômicas, sociais, políticas culturais e logísticas e apontará as aspirações legítimas da comunidade local e os investimentos que serão necessários para a infra-estrutura do escoamento e exportação dos produtos.
“Eles vão avaliar nossa economia como um todo, de todos os municípios do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, o potencial mineral, agropecuário e fazer essa radiografia da potencialidade sócio econômica da cidade, da região para que seja um vetor de desenvolvimento a partir da ZPE”, explicou Abdulah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário