segunda-feira, 3 de agosto de 2009


Itira – Araçuaí: Tradição e fé
FESTA EM HOMENAGEM AO PADROEIRO SENHOR DA BOA VIDA
Dezesseis quilômetros de asfalto e outros três de estrada de chão. Estamos em Itira, uma comunidade de muitas histórias. Uma delas envolve o Senhor da Boa Vida, o santo padroeiro do local.
Nesta igreja que recebe o mesmo nome do santo é realizada a missa onde os fiéis agradecem pelas riquezas que têm. Uma delas é o próprio santo Senhor da Boa Vida, como garante dona Isabele Siqueira que vive em Itira há 60 anos dos seus 87.
O domingo é dia de missa. Um sino do lado de fora da igreja serve para avisar que o maior evento do local vai começar. É difícil não participar da missa que homenageia o padroeiro de Itira.
Mas as homenagens ao Senhor da Boa Vida vão além da missa. Uma grande festa foi realizada no final de semana, de 25 e 26 de julho, para louvar o padroeiro. A festa é tradicional. Porém, não se sabe ao certo porque ficou sem ser realizada por mais de 30 anos.
No entanto, a fé fez com que a tradição fosse resgatada, e desde o início desta década a festa do padroeiro Senhor da Boa Vida acontece anualmente.
Dona Maria Borges Moreira, de 78 anos, revelou detalhes da festa que acontecia no passado e confirmou que participou com alegria da festa, este ano.
As ruas de terra batida de Itira são cercadas de casas antigas, algumas em má condição de conservação.
Assim como aquela que serviu de locação para o filme "Kenoma", gravado em 1998, com José Dumont e outros atores globais famosos.
A Praça da Igreja não tem calçamento, assim como as demais ruas. E quando chove vira um problema chegar até Itira. Os moradores cobram mais atenção por parte da prefeitura de Araçuaí. É o caso do seu Osvaldo Souza Franco.
Aproximadamente 300 pessoas moram no povoado onde acontece o encontro dos rios Araçuaí e Jequitinhonha. A maioria dos moradores trabalha nas lavouras, em fazendas ou no garimpo. Escola existe, mas o ensino vai somente até a quinta série.
Mas com tamanha fé e devoção ao Senhor da Boa Vida, no final de julho ninguém se lembra dos problemas. Afinal é festa em Itira.
Repórter: Diego Souza
Fonte: TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário