quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jequitinhonha: Fazenda da Chacina será desapropriada

Fazenda Nova Alegria será desapropriada
Terra de Chacina de Felisburgo vira conquista dos trabalhadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nos próximos dias decreto que determina a desapropriação da Fazenda Nova Alegria em Felisburgo, com cerca de 1.200 hectares, localizada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
A área será destinada ao assentamento de 60 famílias e é uma das reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) atendidas pelo governo.
O anúncio foi feito no dia 18.08, pelos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Guilherme Cassel ( Desenvolvimento Agrário) durante reunião realizada em Brasília com a coordenação do MST em resposta à pauta entregue pelo movimento ao governo federal no último dia 12.
Os ministros informaram que o presidente Lula autorizou o descontingenciamento de R$ 340 milhões dos recursos do Incra para a obtenção de terras e a revisão dos índices de produtividade. Dentre os demais pontos da pauta atendidos pelo governo estão itens como criação de escolas e investimentos em infra-estrutura nos assentamentos, dentre outros.
Chacina
Ocupada desde 2002, a fazenda foi palco do assassinato de cinco trabalhadores rurais. No dia 20.11.04, dezoito pistoleiros armados invadiram o acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, assassinando 5 pessoas e ferindo 13. Os Sem Terra estavam há 2 anos e meio na área, reconhecida como devoluta, e eram ameaçados constantemente pelo latifundiário e grileiro Adriano Chafir. Além do massacre, os pistoleiros queimaram barracos e a escola local, deixando centenas de famílias somente com a roupa do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário