quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Meninos de Araçuaí fazem abertura do Criança Esperança

Meninos de Araçuuaí fazem abertura do Criança Esperança
A Globo não registrou porque não teve seu apoio
Quando eu vi o Milton Nascimento na abertura do Criança Esperança, no sábado, à noite, saquei: aqueles meninos são de Araçuaí, são do Vale do Jequitinhonha. Conheço a nossa gente, nossas criações. Mas, por que a Globo não deu créditos, não registrou um grupo artístico de crianças do Vale? Quando o assunto é miséria, desnutrição, exploração sexual infanto-juvenil, seca, lá vem eles com suas catástofres maiores do que a realidade.
Provavelmente porque Meninos de Araçuaí ñão é um projeto da Rede Globo, nem de Xuxa. Se fosse, imagine o auê que TV Bobo faria?
Pois , os Meninos de Araçuaí se apresentaram com Milton Nascimento no palco do Criança Esperança, pela TV Globo. A apresentação oconteceu no sábado, dia 22 de agosto de 2.009. Que fique registrado.
Os Meninos de Araçuaí é um grupo de crianças que cantam, dançam e fazem teatro na cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, produto da parceria da Natura, do Grupo Ponto de Partida e do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, onde tive o prazer de trabalhar, em 1990, com seu diretor Tião Rocha. Falarei deste trabalho em um post específico.
Música do Vale no mundo
Milton Nascimento e os Meninos de Araçuaí são parceiros desde o espetáculo Ser Minas tão Gerais (2002), que ficou quatro anos em cartaz, excursionando pelo Brasil e a França e sendo, inclusive, lançado em DVD. Quem é grande parceiro do cantor e dos Meninos de Araçuaí é o Grupo Ponto de Partida, da cidade de Barbacena, da zona da Mata, tendo na direção a psicóloga Regina Bertola.
O grupo, o Milton e os Meninos foram convidados pelo diretor Gabriel Vilella para fazer a abertura do programa da Rede Globo.
Atualmente, o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí estão em cartaz com Pra Nhá Terra, e se apresentam no Rio de Janeiro, em outubro, no Centro Cultural Tom Jobim, celebrando uma parceria com a Natura.
Veja aqui o video no You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=N4pTCO8I1a0
Neste sábado, dia 29/08, à tarde, os Meninos de Araçuaí estarão coordenando uma Oficina "Teatro: Contação de histórias", na cidade de Jequitinhonha, na Conacreje, no Encontro de Comunicadoras (es) do Vale.
Estes meninos vão longe. Tem tudo para serem adultos que exercerão a plena cidadania e felizes.
Estarei lá, aprendendo com eles.

Um comentário:

JACI FERREIRA disse...

Olá Banu!
entrei "por acaso" em seu blog e assisti, fascinada, a apresentação dos meninos no Criança Esperança. Parabéns pelo seu texto-denúncia, dessa Rede Bobo que insiste em imbecilizar o público, empalidecer autênticas expressões artísticas, apenas por não serem vestidas com os paetês e plumas falsas de Xuxa e outras que tais.
Agora PRECISO assistir uma apresentação, ao vivo, desses meninos encantados. Você mencionou a apresentação no Rio em outubro, que infelizmente perdi. Sabe se haverá alguma aqui em São Paulo? agradeço muitíssimo a informação. Abraço grande JACIREMA

Postar um comentário