sábado, 15 de agosto de 2009

Ministro Patrus em Teófilo Otoni

PATRUS REAFIRMA COMPROMISSO COM OS MAIS POBRES
Em visita a Teófilo Otoni, nordeste de Minas, o Ministro Patrus Ananias inaugurou a Casa do Programa Bolsa Família, na última quinta-feira (13), junto com a Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen.
Ele visitou algumas obras como a construção do Restaurante Popular (realizada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e contrapartida da Prefeitura, no valor total de R$ 1, 7 milhões, Zona de Processamento e Exportação e o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
O ministro falou que essas obras são uma grande conquista para o desenvolvimento social da região e que, embora ZPE e UFVJM não sejam ligadas ao seu ministério, fará o possível para ajudar. “Tudo o que diz respeito ao desenvolvimento econômico, cultural e educacional encontra nossa solidariedade. Estamos sempre agindo em sintonia com os parlamentares aqui da região e outras lideranças em uma linha super partidária com os prefeitos e o que eu puder fazer para colaborar com essa região, principalmente para projetos como esses, farei”, falou o ministro.
Políticas Sociais
Ele falou ainda que é com grande alegria que volta a Teófilo Otoni para inaugurar a Casa do Programa Bolsa Família. “Considero da maior importância avanço que estamos tendo no Brasil. As políticas sociais, além do avanço em números, de famílias atendidas, avançam ainda no campo da ética, das relações com os governos estaduais e municipais”.
Patrus disse que a Prefeita Maria José é compromissada com os projetos sociais, priorizando e buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda e dando muita atenção ao Programa Bolsa Família.
Com relação ao programa, o ministro foi enfático. Ao todo, mais de 11 milhões de famílias recebem o benefício, conquistando o direito à alimentação, condições para garantir a presença das crianças na escola, conquistando dignidade e cidadania. Em Teófilo Otoni, 12 mil famílias recebem o benefício. “Nós queremos atender todas as famílias que estejam dentro do critério do Bolsa Família, todas que estejam dentro da lei. Além de oferecermos mais dignidade, o programa tem ainda a dimensão ética e humanitária, garantindo as famílias pobres o direito sagrado à comida, a melhorar suas condições de vida. Isso sem falar que o programa tem um grande impacto econômico”.
Patrus Ananias explicou que, segundo pesquisas, o dinheiro que os beneficiários do Bolsa Família recebem mensalmente é gasto de forma criteriosa e responsável. “Os pobres estão comprando, consumindo, o que estimula a economia regional onde estão inseridos. Eles gastam não apenas com comida, luz, gás, mas também começam a adquirir bens materiais como geladeira, reforma da casa, tudo isso que melhora suas condições de vida e aquece nossa economia, criando um círculo virtuoso do crescimento econômico”.
Respostas às críticas
Com relação às críticas que algumas pessoas fazem aos programas sociais como o Bolsa Família, Patrus afirmou que acredita que isso muitas vezes ocorre devido a falta de informação. “Críticas são bem vindas, já que queremos melhorar e aperfeiçoar cada vez mais todos os nossos programas e políticas sociais voltados para os pobres, mas percebemos que muitas vezes a crítica é aleatória, onde a pessoa que a faz nem mesmo tem plena consciência sobre o que está falando”.
Para combater esse tipo de atitude, o Ministro explicou que tem desenvolvido nas cidades campanhas de conscientização, explicando os benefícios que não apenas as famílias pobres estão tendo, mas toda a sociedade. “As nossas publicações são abertas a todos, sabemos quais são os direitos e deveres dos cidadãos e desempenhamos o nosso trabalho com critérios e objetivos”, finalizou Patrus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário