sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PDE-Escola reúne 48 municípios em Teófilo Otoni

Gestores participam de oficinas sobre o PDE-Escola
Evento contou com a participação de diretores de escolas de 48 municípios
O evento foi realizado pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com UNDIME – MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais) e atendeu diretores de escolas contempladas com o PDE-Escola de 48 municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

O encontro vai até esta sexta-feira (21) e vários pontos serão abordados na oficina, tais como: formas de gastar o dinheiro, o custeio, capital, o que pode ser comprado e o que não pode, como elaborar a prestação de contas, etc.
Os gestores receberão orientação sobre como gastar esses recursos, sempre tendo como objetivo final o bem estar e o aprendizado dos alunos.

A Secretária de Educação, Maria Helena Costa Salim, explicou que o Governo Federal, após as avaliações sistêmicas através do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica procura levantar as necessidades reais das escolas. “Tem situações que a escola precisa de ajuda financeira e o município não tem como arcar com essa necessidade. Por isso o Governo Federal tem disponibilizado recursos financeiros, mas para recebê-los os diretores precisam, obrigatoriamente, passar por essa capacitação”.

Maria Helena disse ainda que os gestores das escolas tem como responsabilidade elaborar o plano de como pretendem gastar esses recursos dentro da orientação do Governo Federal, de acordo com a necessidade da escola, para que ele volte favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.“Recebemos hoje a representante do MEC para orientar nossos gestores em como elaborar esse planejamento. A medida que os diretores recebem o recurso é feito uma nova capacitação com essas oficinas. O recurso em pauta é para trabalhar com a infra-estrutura, para informatizar a escola. Cada recurso tem um objetivo e uma finalidade”, finalizou a secretária.

O que é PDE-Escola
O PDE-Escola tem por objetivo fortalecer a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola e da definição de um plano para a melhoria dos resultados, com foco na aprendizagem dos alunos. O plano de cada escola – feito pela própria equipe – deve indicar as metas a serem atingidas para aumentar os indicadores educacionais, o prazo para o cumprimento dessas metas e os recursos necessários.

Orientação do MEC
A Formadora Nacional do PDE-Escola e representante do MEC, Eracy Maria de Godoy Figueiredo, palestrou aos diretores e falou sobre as diversas oficinas que serão realizadas ao longo dos quatro dias de capacitação. Ela explicou que o PDE-Escola é hoje um mecanismo de cooperação financeira técnica do MEC para repasse de recursos para as escolas para que elas fortaleçam e possam apresentar bons índices do IDEB.
Escolas mantiveram o mesmo índice ou avançaram a meta.
Segundo Eracy, os diretores sairão da capacitação aptos a elaborar o PDE da escola a partir de fatos e dados. A escola colete seus dados, analise-os e daí defina os resultados.
Além do PDE, será apresentado o seu PAF - Plano de Ações Financiáveis. Recursos que a escola receberá com base na sua matrícula da educação básica para executar esse plano, porque o PDE- escola é composto de ações pedagógicas financiáveis e não financiáveis.
Fonte e foto: Ascom/Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário