segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Romaria é ameaçada por gripe suína

Virgem da Lapa – Vale do Jequitinhonha
Romeiros enchem festa de Nossa Senhora da Lapa
Medo da gripe suína pode diminuir aglomeração
A festa de agosto já começou. Desde o dia 6 de agosto, sexta-feira, são rezadas novenas que vão até o dia 14. Romeiros vindos de vários municípios do Vale do Jequitinhonha, de Minas e de outros estados, fazem deste evento religioso um dos mais freqüentados. Nossa Senhora da Lapa é a padroeira da Diocese de Araçuaí, no nordeste de Minas.
No dia 15 de agosto, é realizada uma missa campal às 10 horas da manhã. Os fiéis dos municípios vizinhos de Virgem da Lapa como Araçuaí, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas e Padre Paraíso são os que mais contribuem com a grande concentração de romeiros. As novenas estão sendo transmitidas ao vivo pela Rádio Morada FM, às 19 horas.
História da Romaria
De acordo com a professora aposentada Maria da Glória Oliveira, de 62 anos, o templo foi erguido ali por causa de uma lenda, a qual dá conta de que antigos tentaram levar a imagem de Nossa Senhora da Lapa para a igreja matriz, na parte alta da cidade. No entanto, “eles levavam a imagem para a matriz num dia, no outro dia ela estava de volta na gruta”. Por essa razão, diz a lenda, os moradores resolveram construir a capela ali mesmo, junto da gruta. A igreja foi erguida em 1948, substituindo uma outra que existia no local.
Normalmente, a igreja principal é construída na parte alta do lugar. Mas, em Virgem da Lapa é diferente: o santuário foi construído na parte mais baixa da cidade, em frente à gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora.
Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII. Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. Outra versão afirma que a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com altar natural.
Devido a movimentação dos fiéis, apareceu o núcleo urbano, com o primeiro nome de São Domingos do Araçuaí, que era distrito de Araçuaí. Em 27 de dezembro de 1949, o município conquistou a sua emancipação político-administrativa.
Gripe suína ameaça
A grande romaria de 2009 está sofrendo um grande abalo e preocupação. Devido ao fenômeno da gripe suína as autoridades sanitárias estão alertando para evitar grandes aglomerações, principalmente em lugares fechados. A Diocese de Araçuaí e a Paróquia local estão orientando os fiéis a evitarem os abraços e os apertos de mãos nos Momentos da Paz, nas celebrações religiosas.
A festa religiosa é bonita e atrai muita gente. Porém, a programação profana é muito maior do que a religiosa. As pessoas que vão a Virgem da Lapa no período da festa enchem os bares, lanchonetes, ruas, praças, boates, hotéis, pensões, casas de amigos e conhecidos. O comércio ambulante aproveita-se disso e levanta mais de 150 barracas pelas ruas da cidade, vendendo de tudo um pouco. Roupas, calçados, utensílios domésticos, brinquedos eletrônicos, cds , dvds pirateados, perfumes, comidas, bebidas, danças, cantos, ervas medicinais. É um shopping popular pra todos os gostos.
A “festa de agosto” é um grande encontro de confraternização. Como evitar que amigos, conhecidos e parentes se encontrem na festa sem se cumprimentarem com um aperto de mãos, um abraço ou beijo? Como proibir os jovens de abraçar, beijar e andar de mãos dadas? É é um dos momentos de maior efervescência juvenil da região. Não é àtoa que a programação festiva está recheada de atrações de bandas de axé music, duplas sertanejas, forró, samba e outros ritmos dançantes que atraem casais ou pessoas que desejam arrumar uma companhia para “ficar”, “beijar na boca”, namorar, transar. Ou simplesmente fazer amizade.
Todo cuidado é pouco. A festa está sendo realizada. Cabe a todos e a cada um tomar as devidas preocupações.
A Prefeitura de Virgem da Lapa está orientando a todos, distribuindo panfletos, fiscalizando ambientes e distribuindo materiais necessários para evitar o contágio das pessoas.
Que cada um curta a festa, tome os cuidados devidos e sejam felizes nesta grande festa de agosto.
Festa a gosto de todos, como diz o marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário