sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Trovadores do Vale, resgate da cultura do Jequitinhonha

Trovadores do Vale: 39 anos de história de cultura popular
No último dia 9 de agosto, o Coral Trovadores do Vale completou 39 anos de fundação.
O coral foi um dos primeiros grupos do Jequitinhonha a pesquisar e valorizar a cultura e a música popular produzida na região.
O Coral Trovadores do Vale, fundado oficialmente em 09 de agosto de 1970, está prestes a completar quatro décadas de existência. Já são 39 anos de muita música, dança e religiosidade.
O coral cresceu, apareceu e ficou adulto. Ele é considerado um dos ícones da cultura popular do Vale do Jequitinhonha.
Miraci Pereira esteve com o fundador Frei Chico, desde o início da criação do grupo.Para Miraci o Trovadores do Vale ajudou a divulgar Araçuaí e o Vale em outras regiões do estado e do país.
Tião Roque é um dos músicos do coral que participa do grupo há 35 anos. Para ele os trovadores foi uma lição de vida. A artesã Lira Marques foi também uma das mais importantes pessoas que esteve a frente do trabalho, pesquisando, organizando, cantando e dançando.
O coral foi um dos precursores da valorização da cultura do Vale. O grupo foi responsável por catalogar e pesquisar uma grande quantidade de músicas de domínio público. Graças a este trabalho elas foram preservadas.
Quem não se lembra das músicas "Ainda bem não Cheguei", "Tropeiro",
"Beiramar novo", "Canoeiro", cantos de incelença, de batuques, de versos românticos...?!
O coral levou as músicas e as danças do Vale para várias regiões de Minas e do Brasil. Ajudou o povo a descobrir e valorizar as suas riquezas. O coral marcou o Vale, a cidade e a vida de inúmeras pessoas.
Fonte: TV ARAÇUAÍ

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Centro Cultural de Guaratuba disse...

Olá Álbano, meu nome é Jeferson e conheci este maravilhoso coral ainda estes dias, ouvindo a Rádio Educativa do Paraná, gostaria de sua autorização para publicar seu comentário em nosso informativo cultural impresso, poderia re-escrever, entretanto, acho que fica melhor com sua assinatura, sendo filho do Vale.
É para dia 21 de Setembro.
Entre em contato via e-mail
oresgate@hotmail.com
centroculturalguara@gmail.com
acesse nosso blog
www.centroculturaldeguaratuba.blogspot.com

Postar um comentário