segunda-feira, 14 de setembro de 2009

12 de setembro: Dia de JK ser reverenciado em Diamantina
O Vale do Jequitinhonha não tem nada a comemorar
Desde 1995, um monte de personalidades do mundo político mineiro se reúne no dia 12 de setembro, em Diamantina. É o dia de aniversário de Juscelino Kubitschek. Na Praça JK, monta-se palanque. O Governador distribui a Medalha JK.

Neste ano foram 180, com o “objetivo de premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à sociedade, contribuindo para o crescimento de instituições políticas e governamentais. A data da homenagem coincide com o nascimento de Juscelino Kubitschek, diamantinense que governou o Brasil entre 1956 e 1961”.
JK e o Jequitinhonha
Muitos do Vale do Jequitinhonha têm orgulho de JK, sem perceber que ele nunca olhou pro Vale, a não ser nas canções de serestas, do Peixe Vivo, do rio Jequitinhonha corre de noite e de dia.
JK foi um diamantinense nato. Só olhou pra sua terra, considerada o Portal do Vale. Não passou um palmo, da ponte do Jequitinhonha, em Mendanha, pra baixo. O asfalto ficou até sua cidade, a faculdade até se chamou Faculdade de Diamantina.
O Vale sempre foi o quintal de Diamantina. Os diamantinenses, como JK, sempre tiveram as costas voltadas pra nós, com os olhos voltados pra região central, Belo Horizonte, Ouro Preto, os caminhos da Inconfidência.
Quando é de buscar algum interesse para Diamantina, lá vem eles usarem o nome do Vale do Jequitinhonha. Assim aconteceu com recursos do Prodetur, com o artesanato do Vale, com a criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Em reuniões lá, em Diamantina, já cansamos de ouvir a expressão “vocês, lá do Vale precisam fazer as coisas como a gente ordena", ou melhor, manda.

Agora mesmo, estão tramando implantar um Campus da UFVJM na cidade de Curvelo, no caminho de Belo Horizonte. Quando esperneamos para ser em Araçuaí ou Itaobim, os diamantinenses e seus apoiadores dizem que não tem recursos financeiros.
É sempre assim: para Curvelo tem, para o Vale não tem?
Tá explicado, tá tudo dominado. É preciso que as entidades do Vale do Jequitinhonha que têm assento no Conselho Universitário contestem esta decisão.
Cadê a AMEJE, o Itavale, as EFAs, os Pólos da Fetaemg e a Fecaje? Qual a posição destas entidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário