quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Agricultura Geraizeira resiste

Agricultura Geraizeira é tema de debate
Em algumas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha existem populações tradicionais denominadas de ‘geraizeiros’, que possuem uma forma singular de apropriação da natureza, regida por um sistema peculiar de representações, códigos e mitos.
Este é o tema da 8ª Conferência da série "Diálogos Sociais", desenvolvida desde 2008 pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
Quem defende este conceito é o agrônomo e pesquisador, Carlos Alberto Dayrell, do Centro de Agricultura Alternativa (CAA).
Ele explica a "Agricultura Geraizeira" por meio de uma reflexão sobre seus sistemas de produção de lavouras e criação de gado bovino, aves e suínos, bem como os hábitos alimentares que são realizados através do extrativismo feito nas terras gerais, terras sem dono, de domínio público.
Ontem, estava prevista uma palestra sua em Januária, no norte de Minas, sobre este tema.
"O tema justifica-se porque é necessário conhecer situações e culturas locais singulares, para se ter políticas ou projetos adequados a sua racionalidade produtiva. Traçar caminhos para o desenvolvimento regional requer que tenhamos conhecimento de toda a diversidade da região, para que novas abordagens sejam desenvolvidas, na medida em que se fizerem necessárias", explica o articulador territorial do sistema Sedvan / Idene, Cid Dutra.

Com informações do Idene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário