terça-feira, 22 de setembro de 2009

Canto à Pátria Amada, Brasil!

Quem sabe cantar o Hino Nacional?
Desde ontem, 21 de setembro, o Hino Nacional será obrigatório nas escolas, em todo o Brasil, pelo menos uma vez por semana. É lei, espera-se que seja cumprido.
Na ditadura Vargas, na década de 30, e na ditadura militar, nos anos 70, também se tornou obrigatório. Poucos cumpriram.
A nova lei não fala em punição caso não seja cumprido o que ela obriga.
Pessoalmente, acho muito bom que educadores aprendam o Hino Nacional e venham a cantá-lo com as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Tornou-se normal as cerimônias oficias tocarem o nosso Hino, com Bandas, som eletrônico, ou mesmo um cantor ou cantora solo. Quem está presente fica de boca fechada como se assistisse a um show artístico. Com esta prática e a não-educação musical e poética do Hino pouca gente acha interessante arriscar um acompanhamento vocal.
Já fiquei constrangido ao tentar cantar nosso Hino sozinho em meio a uma pequena multidão. Todos os olhares se voltaram para mim. Como sou tímido, embora não pareça, fiquei sem graça e cantei baixinho, só pra mim.
Acredito ser uma vergonha para um brasileiro não ter coragem em cantar o Hino Nacional.
A era da globalização fez estragos, minimizando o sentimento de nacão.
Sentimento de Pátria amada, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário