quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jequitinhonha terá produção de iogurte e queijo coalho

Projeto introduz fabricação de bebida láctea no Vale do Jequitinhonha
Laticínio modelo em Leme do Prado vai beneficiar mais mil produtores
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), deu início à primeira etapa do projeto de pesquisa que prevê o aproveitamento do soro de queijo de coalho na elaboração de bebidas lácteas, desenvolvido junto à comunidade rural da região de Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O pesquisador responsável pelo projeto, Junio César Jacinto de Paula, já efetuou a instalação de equipamentos na unidade modelo do laticínio, implantada na Fazenda Experimental de Acauã, que pertence à EPAMIG, e realizou a primeira reunião com técnicos da EMATER - regional de Capelinha -, que farão a difusão da nova tecnologia para os produtores.
O objetivo do projeto é introduzir a fabricação de bebidas lácteas fermentadas e não fermentadas junto aos cerca de mil produtores locais, como nova opção para alavancar a economia da região.
Queijo coalho e iogurte
A unidade modelo instalada pelo ILCT em Acauã já prevê a produção de queijo de coalho e manteiga de garrafa, cuja tecnologia de fabricação foi adaptada às condições da agroindústria familiar local.
O projeto de aproveitamento do soro de queijo de coalho na elaboração de bebidas lácteas é financiado pelo CNPq - Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas, com recursos já liberados de R$ 62.064,52.
Nessa primeira etapa, foram instalados o equipamento para produção de iogurte e bebida láctea, com capacidade para 300 litros, e os bicos dosadores.
A seguir, o pesquisador irá desenvolver a bebida láctea nos laboratórios do ILCT e realizar testes para avaliar a aceitação sensorial do produto e o tempo de vida de prateleira.
No início de 2010, começam os cursos de treinamento para os produtores.
Com informações do ILCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário