quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mega projeto de minério de ferro no Jequitinhonha e norte de Minas

Consórcio de mega reserva de minério de ferro divulga estudos em novembro
Jazidas equivalem a um novo quadrilátero ferrífero, com potencial de 12 bilhões de toneladas
Reserva atinge 20 municípios na região de Grão Mogol, Salinas, Rio Pardo de Minas e Porteirinha
Em julho de 2008 foi anunciada a descoberta no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha uma grande jazida de minério de ferro que poderá modificar completamente a realidade da região.
Segundo o diretor da PAVISAN, Jamil Habib Cury, de Montes Claros, os estudos indicam que as reservas de minério de ferro da região estão entre as maiores do mundo, com a estimativa de concentração de 12 bilhões de toneladas, podendo ser comparadas com as jazidas do quadrilátero ferrífero mineiro, que abrange a região metropolitana e municípios do Vale do Aço como João Monlevade e Itabira.

As pesquisas na região de Rio Pardo de Minas foram iniciadas há três anos, envolvendo as empresas Votorantim, Miba (Mineração Minas Bahia) e Mitsubishi.
O registro das descobertas das jazidas foi feita por um pool de empresas junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O diretor da PAVISAN afirmou que as empresas já constataram a grande potencialidade das reservas e a viabilidade econômica da exploração do minério.
Segundo Habib Cury, o minério de ferro da Região de Rio Pardo está localizado logo abaixo da superfície, até uma profundidade de 120 metros. Isso vai possibilitar a exploração com a instalação de minas a céu aberto. Ele disse que as reservas se estendem por uma área extensa, que alcança também os municípios de Grão Mogol e Salinas. “Mas a maior concentração está mesmo em Rio Pardo”.
O governo do estado informou que está providenciando a assinatura de um protocolo de intenções com a Votorantim, Miba e Mitsubishi, visando ao início das atividades da mineração.
Infra-estrutura, investimentos e consórcio de empresas
Para viabilizar a retirada do minério de ferro de Rio Pardo de Minas, o governo vai apoiar a montagem de uma infra-estrutura, visando transportar o produto até um porto da Bahia. Nesse sentido, poderá ser construído um mineroduto, partindo do Norte do estado em direção ao litoral baiano.
“O minério de ferro encontrado em Rio Pardo tem uma qualidade muita boa, com uma dureza de 45%. Além disso, a região tem uma boa densidade de águas subterrâneas, o que facilita o transporte por mineroduto”, destacou Cury.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Sérgio Barroso, informou que aguarda para novembro o resultado de pesquisa mineral do Consórcio Novo Horizonte, formada por várias empresas brasileiras, para viabilizar o projeto de produção de minério de ferro, no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
As reservas estão em 20 municípios da região, incluindo Rio Pardo de Minas, Salinas, Porteirinha, Grão Mogol e outros municípios vizinhos.

Estas informações foram prestadas pelo Secretário que participou, neste 22.09, do 13° Congresso Brasileiro de Mineração, que disse que o governo mineiro pretende apoiar projetos de infraestrutura e planejamento logístico, além de atrair investimentos dos setores de tecnologia e equipamentos.
Com informações do Portal UAI e do jornal Estado de São Paulo, de 23.09.09, Negócios B17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário