quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Produção de morangos é uma alternativa ao garimpo Datas e Diamantina - Alto Jequitinhonha
Do ponto de vista histórico, deve-se ressaltar que parte significativa do abastecimento das populações de Diamantina e núcleos urbanos vizinhos fazia-se por intermédio da produção familiar de alimentos.
Nas unidades domiciliares, quintais e chácaras, mantimentos, frutas, hortaliças, animais de criação ensejavam produção variada de alimentos in natura e de quitandas e conservas, trocados e vendidos nas localidades.
No meio das pedras e sobre o solo arenoso e pobre dos topos do Espinhaço, as famílias diamantinenses cuidaram zelosamente da produção de alimentos, empregando técnicas tradicionais. A tal ponto que as cozinhas e os terreiros ocuparam posição de destaque na sociabilidade das famílias e das vizinhanças.
Até os anos 1960, Diamantina era cidade repleta de quintais e chácaras produtivos, que introjetavam no espaço urbano tarefas que tendemos a associar exclusivamente aos territórios rurais.
Vez do morango
Agora é a hora do morango. Nas terras arenosas e altas entre Datas e Diamantina, os morangos avançam. As plantações, forradas de plásticos e cobertas por estufas que parecem, ao longe, hangares brancos e compridos, proliferam nas proximidades da BR-259.
Expansão que tem ocorrido com maior intensidade nos últimos três ou quatro anos, envolvendo, sobretudo, pequenos produtores.
No ano de 2008, havia 33 hectares da fruta plantados em Datas; hoje, a área plantada cresceu para 45 hectares. As estimativas são de 2,7 milhões de pés de morangos, que produzirão, até o final do ano, cerca de 1.800 toneladas de frutas.
A produtividade média por pé, em Datas, ficará na casa de 700 gramas, maior do que a obtida na região de Estiva, no Sul de Minas, que lidera o ranking mineiro dessa lavoura.
A EMATER calcula que a lavoura de morango emprega cerca de 300 pessoas em Datas, cuja população é de 5.400 habitantes (cada hectare plantado com morango emprega, em média, oito trabalhadores).
A produção é escoada para Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros e estados do Nordeste brasileiro.
Na cidade de Datas, já existe uma unidade de processamento de polpa (morango, com 100 toneladas beneficiadas por ano, acerola, goiaba e tamarindo, cultivadas em fundo de quintal).
A introdução do morango na região deveu-se a empresários do Sul de Minas, de Estiva e Pouso Alegre, de onde ainda vêm metade das mudas.
Os cultivares predominantes são “oso grande” (mais resistente a intempéries e que dá frutos próprios para o consumo in natura) e “camino real”. Os pioneiros cuidaram de desenvolver a tecnologia, a seleção de mudas e a adaptação de variedades.
A Associação dos Fruticultores do Vale do Jequitinhonha (Frutivale) produz 50% das mudas empregadas na região e tem atuado na profissionalização dos produtores, lançando mão de recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).
No conjunto, a produção prevista para Datas corresponderá a parte pequena do total mineiro, estimado em 76 mil toneladas.
Mas a euforia local é grande, pois há quem afirme que “o garimpo praticamente acabou e o morango surgiu como uma redenção na cidade” (Ewerton Giovanni dos Santos, extensionista da Emater-MG. Caderno Agropecuário. “Estado de Minas”. 6 de abril de 2009).
Texto extraído de "Diamantes, uvas e morangos" de Marcos Lobato Martins, no http://www.minasdehistoria.blog.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Você conhece a proposta que poderá isentar a música brasileira dos impostos?

A PEC da Música está para ser votada na Câmara e pretende dar à música nacional o mesmo tratamento que já é dado aos livros e revistas: isenção total de impostos, no caso para CD, DVD e, também, formatos digitais.
Contando com o apoio de artistas, músicos e muitos outros, a proposta, já aprovada em comissão especial, vai a plenário. É aí que você pode ajudar muito!
Sendo o responsável por um site que aborda o tema, é importantíssimo que você divulgue e informe os leitores, a fim de pressionar os deputados a votar a favor da proposta.
Qualquer dúvida, estamos à sua disposição pelo email: renata@otavioleite.com.br
Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog!
Assista ao debate promovido pela MTV há uns dias atrás:
http://mtv.uol.com.br/debate/videos/mtv-debate-baixar-o-imposto-aumenta-venda-do-cd-clique-e-assista-na-%C3%ADntegra

O programa CQC também fala sobre a proposta aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=M_8FJEDdLD4

Acompanhe: http://twitter.com/pecdamusica e http://twitter.com/otavioleite

O que saiu na imprensa sobre a proposta:
http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

A íntegra da proposta:
http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?proposta-de-emenda-a-constituicao-no-98-de-2007-pec-da-musica-2303

Postar um comentário