terça-feira, 8 de setembro de 2009

Roça Grande elege nova diretoria da Associação
Berilo - Vale do Jequitinhonha
A Associação dos Produtores e Artesãos de Roça Grande – APARG elegeu neste domingo, dia 6, a sua nova diretoria. Os associados pretendem recuperar o tempo perdido de 7 anos de paralisação, pois a última Assembléia Geral datava de setembro de 2002.
Votaram 60 associados, com cada um contribuindo para quitar débitos e ajudar a Associação a atualizar sua documentação. Eles elegeram a Chapa Única apresentada à comunidade.
A nova diretoria se propõe a reativar a Associação, fazendo cumprir os objetivos de incrementar o desenvolvimento da comunidade e apoiar o trabalho, a produção e a comercialização do artesanato de tecelagem, sua maior riqueza.

Segundo o jovem José Nilson Araújo Cota, eleito secretário, antes de tudo é preciso organização administrativa e muito trabalho, fazendo projetos de captação de recursos para atender a todas as demandas das famílias moradoras de Roça Grande.
Nova Diretoria
A diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Alenida Cassiano Rodrigues
Vice-presidente: Sebastião Amaral Machado
Secretário: José Nilson Araújo Cota
2ª Secretária: Rosângela Ferreira da Silva
Tesoureira: Rita Amaral Machado
2º Tesoureiro: Irineu Rodrigues de Oliveira
Conselho Fiscal: Dário Amaral Machado, Geraldo Batista dos Santos e Ivone Machado da Silva.
Prêmio Culturas Populares
A diretoria já trabalha com a meta de concorrer ao Prêmio de Mestres de Culturas Populares Dona Izabel - Ceramistas do Vale do Jequitinhonha, do Ministério da Cultura. Serão 130 experiências premiadas em todo o Brasil. A entidade está apresentando uma documentação que mostra toda a história e riqueza da tecelagem de Roça Grande, tornando-se um forte concorrente ao prêmio de R$ 10 mil reais.
Caso seja premiada, a Associação pretende investir na formação de novos artesãos e equipar a entidade para conseguir se preparar para novas empreitadas e desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário