sexta-feira, 16 de outubro de 2009

2º Torneio Leiteiro de Capelinha começa dia 19
Capelinha - Alto Jequitinhonha

A cidade de Capelinha realiza entre os dias 19 e 30 de outubro o 2º Torneio Leiteiro do município.
Os objetivos do evento são vivenciar as práticas de manejo utilizadas pelos produtores e estimular a adoção de novas tecnologias para promover aumento de renda com a atividade.O evento é uma realização conjunta entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Emater-MG.
“Com a realização do Torneio Leiteiro tivemos, desde o ano passado, uma grande valorização dos animais.
Os produtores se sentiram estimulados em investir na melhoria genética do rebanho, na infra-estrutura de produção, em alimentação e manejo”, afirma o técnico da Emater-MG em Capelinha, José Mauro de Azevedo.
Este ano participam 20 produtores, divididos em duas categorias, agricultores familiares e médios produtores.
A conferência da produção de leite é feita pelos técnicos da Emater e do IMA nas propriedades rurais, sem a necessidade de deslocamento dos animais, sempre com a presença dos fiscais da comissão organizadora.
As medições serão realizadas todos os dias, às 7 horas, e, em algumas propriedades, onde o manejo dos animais é feito duas vezes por dia, a medição também acontecerá na parte da tarde, às 15 horas.
O encerramento do torneio acontece no dia 30 de outubro com a premiação dos três primeiros colocados nas duas categorias. Segundo a veterinária do IMA, Débora Shirata, a estratégia do torneio é muito positiva.
“As visitas às propriedades são oportunidades para nos aproximarmos do produtor, repassarmos informações e estabelecermos um diagnóstico sobre a situação da atividade e direcionar as ações tanto da assistência técnica quanto da fiscalização”, afirma.
Serviço 2º Torneio Leiteiro de Capelinha
Entre os dias 19 e 30 de outubro
Local: Maria Moreira, 1.400, Bairro das Acácias, Centro
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário