sexta-feira, 30 de outubro de 2009

30 anos de Festivale tem homenagem

Assembléia Legislativa homenageia 30 anos de Festivale
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais fará uma homenagem ao Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, que durante 30 anos, vem se tornando o principal encontro de cultura de Minas Gerais, reunindo artistas consagrados da música popular mineira e fazedores de cultura de todas as áreas e todas as cidades do Vale do Jequitinhonha.
O dia: 05 de novembro

A homenagem está programada para acontecer, na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro, às 20 horas, no Plenário Juscelino Kubtschek, na Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte. A sessão especial foi solicitada pelo deputado estadual Carlos Gomes (PT/MG).
O QUE É O FESTIVALE
O Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha vem se realizando desde 1980, quando uma turma de artistas e agentes culturais se reuniram em Itaobim para festejar e apresentar a genuína cultura do Vale. De lá pra cá, o Festivale já aconteceu nas cidades do Alto Jequitinhonha ( Capelinha, Carbonita, Diamantina, Minas Novas e Serro); Médio Jequitinhonha (Araçuaí, Itaobim, Itinga, Medina, Pedra Azul e Virgem da Lapa); Baixo Jequitinhonha (Almenara, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Rubim e Salto da Divisa); nos municípios do norte de Minas (Bocaiúva, Grão Mogol e Salinas). As cidades de Araçuaí, Bocaiúva, Itaobim, Minas Novas, Pedra Azul e Salinas já realizaram o evento por duas vêzes.
O Encontro se realiza na última semana do mês de julho, com apresentações teatrais, de cinema, grupos de folclore, de violas, de danças, de músicas, oficinas, feira de artesanato, Noite Literária, Festival de Música e shows de artistas já consagrados.
Do Festivale já surgiram artistas como Saulo Laranjeiras, Paulinho Pedrazul, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Pedro Morais, Saldanha Rolim, Carlos Farias e muitos outros.
E poeta como Gonzaga Medeiros, Cláudio Bento, Wesley Pioest, Tadue Martins, José Machado e muitos, muitos, muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário