quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Anemia entre escolares no Vale, aponta UFOP

Pesquisa da UFOP denuncia anemia entre escolares
Segundo pesquisa da UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto, o Vale do Jequitinhonha possui alta taxa de anemia entre população pré-escolar e escolar. Prevalência, em média, de 40% entre pré-escolares e média, de 28% entre escolares.
A pesquisa aponta ainda alta prevalência de desnutrição crônica (deficiência de altura) 6% entre pré-escolares e 8% entre escolares.
Outro dado revelado pela pesquisa é a alta taxa de parasitoses entre população pré-escolar e escolar que (causa anemia).
Ainda segundo pesquisa realizada pela UFOP, o consumo alimentar da região é monótono. A alimentação é basicamente de amidos, farinhas, feijão, e baixíssimo consumo de hortaliças, frutas e vegetais, e de carne, o que provoca carências nutricionais específicas - anemia ferropriva, deficiência de vitamina A, e de outras vitaminas e minerais.

Curso de teatro
Estes dados foram divulgados pela UFOP em curso realizado, em Araçuaí, nos dias 05 e 06 de outubro, no Colégio Nazareth.
Do curso de formação de atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar participaram representantes de cerca de 50 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
O objetivo foi capacitar e assessorar todos os atores envolvidos na implementação do Programa Nacional de Merenda Escolar.
O curso contou com a participação de gestores públicos como secretários municipais de educação, educadores e diretores de escolas, conselheiros da alimentação escolar e produtores rurais.
Na oportunidade foram trabalhado temas como alimentação escolar como direito humano a alimentação adequado, segurança alimentar e nutricional sustentável e fortalecimento da agricultura familiar para abastecer a alimentação escolar.
Repórter André Sá, da TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário