sábado, 3 de outubro de 2009

Chapada faz festa dos negros do Rosário

Chapada do Norte faz tradicional Festa do Rosário
Manifestação dos negros tem congada, cavalhada, distribuição de doces, leilões e devoção
Segundo contos populares, a Festa do Rosário de Chapada do Norte surgiu a partir do aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, nas proximidades do Arraial de Santa Cruz da Chapada, em um córrego, que passou a se chamar Córrego do Rosário.Reza a lenda que, por diversas vezes, os homens buscaram a imagem e a colocaram em uma capela. No entanto, a mesma desaparecia, reaparecendo no córrego.
Os mais velhos contam, que em um dia, os homens negros do Arraial foram buscar a imagem, com muita festa, ao som dos tambores, cantorias e danças africanas, e a conduziram até a Capela do Rosário, feita exclusivamente para elas, onde ali permaneceu.
A partir daí passou-se a realizar a Festa como forma de devoção à Santa.É seguindo essa tradição, com toda a sua beleza religiosa e folclórica que no dia dois de outubro, inicia em Chapada do Norte, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Maior festa dos negros
Considerada a maior dentre as tradições festivas referentes ao povo de Chapada do Norte, a festa é uma verdadeira apologia aos Homens Negros.São nove dias que precedem o Domingo da Festa, em que são rezadas as novenas, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, e realizados os leilões.
O primeiro dia de novena tem início na primeira sexta-feira de outubro, o mastro acontece no sábado e o cortejo no domingo, dia 11 de outubro.

O turista que se propuser a vir a Chapada do Norte verá uma festa com todas as características folclóricas e culturais.
Detalhes da Festa

Durante a semana que precede o cortejo, acontecem os leilões, alternados, uma noite na casa do Rei e outra na casa da Rainha, com exceção da última noite, em que são realizados simultaneamente nas casas do Rei e da Rainha.
As prendas para o leilão em geral são pratos de comidas típicas da região, como doces, carnes, salgados e biscoitos que em grande parte são preparados nas casas dos festeiros e também doados pela população, que arrematados ajudam a custear as despesas da Festa.
Uma verdadeira manifestação gastronômica, com o que há de melhor na região.
Lavagem da Igreja na quinta-feira do angu
Na quinta-feira (sétimo dia da festa), denominada de “Quinta-feira do Angu”, acontece a Lavagem da Igreja e a benção e distribuição do angu para a comunidade, na casa da Rainha.
No sábado, pela manhã é realizado o ritual de “Buscada da Santa”, onde a Imagem de Nossa Senhora do Rosário é buscada, pelos fiéis, no Córrego do Rosário, ao som dos Tambores e do Congado.
Cavalhada: teatro popular Mouros x Cristãos
Na noite de sábado o Tradicional Mastro a Cavalo apresenta uma Cavalhada, representando uma a batalha entre Mouros e Cristãos e que finaliza com a conversão dos Mouros ao Cristianismo. A representação é acompanhada ao som da Banda de Música e cântico em latim, num ritual de beleza e tradição, que segue com o levantamento do Mastro, com a bandeira da Virgem do Rosário, acompanhado também pelo toque dos Tamborzeiros.
Na seqüência, um belo show pirotécnico sela a confraternização de Mouros e Cristãos, que promovem uma corrida a cavalo ao redor da Capela do Rosário.

Alvorada e missa
E como reza a tradição, na madrugada do domingo acontece a alvorada pelas ruas da cidade. Após a missa o belo cortejo sai pelas ruas da cidade, com seu Rei e sua Rainha, banda de música, tamborzeiros e congadeiros.Na segunda-feira, chamada segunda de Posse, o cortejo novamente sai às ruas, formado pelo “corta vento”, grupo de Congado, Banda de Música, Tambozeiros e o Rei e a Rainha vestidos a caráter.
A marcha começa na casa do Rei, busca a Rainha, vai à casa dos Reis Novos, segue em direção à Capela do Rosário, onde celebrada a Missa de Posse.

Cortejo para os Reis
Logo após, os Reis Novos e Velhos são levados novamente em cortejo às suas casas, e em cada parada há distribuição de biscoitos e bebidas. Podendo -se observar toda a força, alegria e resistência dos Tambores do Rosário.

Muita cultura, sabores, cores, musicas, cheiros que fazem desta uma das maiores festas da região.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL:
DIA 02 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
12:00 – Meio Dia das Novenas
19:00 – Missa e Novena
DIAS 03 a 10 DE OUTUBRO
19:00 – Missa e NovenaDIA
06 a 10 DE OUTUBRO
20:00 – Leilão (Casa do Rei e Casa da Rainha)
DIA 08 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA DO ANGU
08:00 – Lavação da Igreja
17:00 – Bênção e Distribuição do Angu
DIA 10 DE OUTUBRO – SÁBADO DO MASTRO
09:00 – Buscada da Santa no Córrego do Rosário
12:00 – Meio Dia da Festa
DIA 11 DE OUTUBRO – DOMINGO DA FESTA
05:00 – Alvorada
10:00 – Reinado
11:00 – Missa da Festa
12:00 – Distribuição de Doces na Casa do Rei
17:00 – Procissão, Coroação e Reinado
19:00 - Festival Municipal de Grupos Folclóricos
DIA 12 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA DA POSSE
09:00 – Subida do Reinado
10:00 – Buscada do Cofre, início do recebimento de anuais e filiação de novos irmãos na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário
18:00 – Descida do Cofre
19:00 – Missa de Posse
20:00 – Descida do Reinado
Realização: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte
Rei: Idalmo Aparecido Lourenço Oliveira
Rainha: Eliene Ribeiro Costa
Apoio: Prefeitura Municipal de Chapada do Norte
Fonte dos Textos e Fotos: Prefeitura e Irmandade do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário