quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cooperativas fundidas no Mucuri e Jequitinhonha

Cooperativas se fundem no Mucuri e Jequitinhonha
NOSSACREDIAL, de Almenara, e CREDIVALE, de Teófilo Otoni se unem e fortalecem cooperativismo regional
Não há em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, e seu entorno iniciativa particular (independente do dinheiro público) tão bem sucedida como o SICOOB NOSSACREDIAL. Desde sua criação, há treze anos, é presente nas mais diversas manifestações que visam o progresso da região e o bem comum tanto dos seus cooperados como da população em geral.
Seu crescimento é sólido, ascendente e embasado no espírito cooperativista que nas visões mais esclarecidas é a melhor opção para o enfrentamento das graves dificuldades que se apresentam nos âmbitos regional, nacional ou global.
A NOSSACREDIAL, como toda empresa que pensa grande e sonha alto, enfrentava ultimamente o desafio comum a tantas outras: crescer ou estagnar e desaparecer. A solução encontrada para o contínuo crescimento e fortalecimento da instituição foi a da fusão com outras entidades, caminho já trilhado por tantas outras. Os “cases” de sucesso no mundo dos negócios AMBEV, SADIA-PERDIGÃO, FRIBOI-JBS, ITAU-UNIBANCO, ABN-SANTANDER, são os macroexemplos mais recentes.
Cidades cooperadas do Mucuri e Jequitinhonha
As negociações neste sentido já duram há quase um ano. O plano definitivo é a fusão das cooperativas sediadas em Carlos Chagas, Nanuque e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, além de Almenara e Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O passo inicial em direção a este objetivo foi a incorporação da NOSSACREDIAL pela CREDIVALE da cidade de Teófilo Otoni. A Assembléia Geral Extraordinária (foto acima) acontecida no sábado, dia 24.10, aprovou esta decisão por unanimidade.
União eleva Cooperativa ao 9º lugar em Minas
Os números são eloqüentes: a nova cooperativa resultante desta incorporação terá sua abrangência expandida para mais de 40 cidades. A NOSSACREDIAL ocupava o 66º lugar em importância no ranking das cooperativas de Minas Gerais. A CREDIVALE ocupava o 25º lugar. Agora juntas, saltam para um honroso 9º lugar.
Quando as novas incorporações se efetuarem, a grande cooperativa resultante será forte candidata ao primeiro ou segundo lugar no SISTEMA CREDIMINAS. A valorização patrimonial é expressiva, assim como o aumento no volume dos depósitos e na ampliação e diversificação das linhas de crédito.
Novos cooperados e novos setores
A NOSSACREDIAL, até agora voltada ao produtor rural, com esta incorporação passa a ser de livre admissão, beneficiando outros setores produtivos: comércio, empresas, profissionais liberais e autônomos. A segurança, a confiança e a credibilidade na nova instituição também são aumentadas com visível diminuição dos riscos inerentes à atividade das instituições de crédito. Todas estas explanações foram detalhadas por Sergio Fonseca, analista de planejamento e estudos econômicos, e Rafael Lutti, assessor jurídico do Sistema CREDIMINAS numa explanação didática e bem ilustrada por gráficos, planilhas e tabelas que possibilitaram uma tomada de decisão consciente por parte dos cooperados presentes à Assembléia.
A aprovação da incorporação foi unânime e também unanimemente realçadas e aplaudidas a coragem e o desprendimento dos membros da Diretoria e dos Conselhos Administrativo e Fiscal ao proporem esta medida. A participação nas decisões e na administração da nova cooperativa será democraticamente proporcional ao número de cooperados existentes em cada uma das cooperativas originais.
Comissão Mista
Na oportunidade, por aclamação, foram escolhidos os nomes de Juracy Botelho Arruda, Jackson Alves Torres e Valter Rodrigues de Sousa como os representantes dos cooperados na Comissão Mista que fiscalizará a elaboração dos acordos finais que possibilitem a incorporação e bom funcionamento da nova entidade. Os nomes dos membros da diretoria e conselheiros serão apreciados oportunamente.
Fonte: Júlio Mares do Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário