terça-feira, 27 de outubro de 2009

Longa metragem é gravado em Diamantina

Fernanda Montenegro e José Wilker gravam filme em Diamantina
“A hora e a vez de Augusto Matraga” foi gravado em Biribiri
O povoado de Biribir, em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, assistiu as filmagens do longa metragem “A hora e a vez de Augusto Matraga”, baseado em texto de Guimarães Rosa. As filmagens foram concluídas no final de setembro.
Com direção de Vinicius Coimbra, a produção traz atores da primeira linha de artistas do país: o ator João Miguel é o protagonista, acompanhado de José Wilker, Fernanda Montenegro, José Dumont, Chico Anísio e Vanessa Gerbelli.
A História
Augusto Matraga é um fazendeiro violento, que traído pela esposa e emboscado por seus inimigos, acaba massacrado e dado como morto. É salvo por um casal de negros e, desde então, volta-se para a religiosidade.
Mas conhece o jagunço Joãozinho Bem-Bem que nele percebe o homem violento. Matraga passa a viver o conflito entre o desejo de vingança e sua penitência pelos erros cometidos.

Quem é quem
.Fernanda Montenegro – narra o texto original de Guimarães Rosa
• João Miguel – O poderoso fazendeiro Augusto Matraga
• José Wilker – Joãozinho Bem-Bem, chefe de jagunços
• Vanessa Gerbelli – Dionóra, mulher de Matraga
• José Dumont – Padre Zequiel
• Chico Anísio – Major Consilva, carrasco e redentor de Matraga.
Mudanças em Biribiri
Biribiri, a 13 quilômetros de Diamantina, passou por uma mudança radical. No lugar do azul e branco das fachadas das casas, paredes brancas envelhecidas; os postes foram retirados e a quadra poliesportiva, desmanchada, dando lugar a uma praça de terra batida.
Da mesma forma que outras localidades na região (Capivari, São João da Chapada e o distrito de Sopa), os povoados foram transformados para que possa ser recriado o clima do início do século 20, propício à saga de Augusto Matraga, personagem do último conto do livro Sagarana, de Guimarães Rosa.
A história do fazendeiro sem lei, que não respeitava ninguém, nem a si mesmo, será contada no longa-metragem A hora e a vez de Augusto Matraga, com direção de Vinícius Coimbra, direção de fotografia de Lula Carvalho, e direção de arte de Moa Batsow.
As filmagens começaram em 3 de agosto e se estendem até o final de setembro.
Com informações do Portal UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário