sábado, 17 de outubro de 2009

Meninas de Sinhá e Coral das Lavadeiras: cultura no Mercado
Almenara - Vale do Jequtinhonha
Nesta sexta feira (16), o Mercado Municipal de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, recebeu com muita alegria o Grupo Cultural Meninas de Sinhá e o Coral das Lavadeiras de Almenara. Os grupos apresentaram cantigas de rodas ao som de tambores.
A próxima cidade a receber as Meninas de Sinhá será Santo Antônio do Jacinto, também no Baixo Jequitinhonha, na divisa com a Bahia. Em seguida, o grupo viajará para Curitiba-PR onde fará a abertura do show da cantora Elba Ramalho.
Em novembro, o Grupo voltará para o Vale do Jequitinhonha para concluir as apresentações do projeto “Meninas de Sinhá – Semando e colhendo resultados” nas cidades de Jequitinhonha, Joaíma, Araçuaí, Virgem da Lapa, Carbonita. O Governo de Minas através da lei de incentivo a Cultura é um dos patrocinadores.
Quem são Meninas de Sinhá
Meninas de Sinhá resgatam antigas cantigas de roda e ciranda. O grupo "Meninas de Sinhá" é formado por mulheres com idade entre 44 e 89 anos, moradoras do bairro Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte.
Meninas de Sinhá foi criado em 1998 movido, em grande parte, pela preocupação e pelo idealismo de uma de suas principais componentes, Dona Valdete, que buscava entender os problemas comuns de tantas mulheres que viviam no Alto Vera Cruz, e compartilhavam das mesmas carências e angústias.
Neste sentido, os encontros sociais iniciados no grupo Lar Feliz, em 1989, tinham como proposta de trabalho a valorização pessoal dessas mulheres, vislumbrando a melhoria da qualidade de vida de cada uma delas e, conseqüentemente, da própria comunidade.
Nos encontros semanais foi nascendo a vontade de cantar, dançar e relembrar antigas cantigas de roda, cirandas e brincadeiras infantis o que se transformou no principal objeto de trabalho artístico do grupo: a preservação da memória e a difusão das antigas cantigas de roda, cirandas e brincadeiras infantis.
Ao longo desses anos, Meninas de Sinhá vem afirmando-se como um importante grupo cultural de Belo Horizonte, conquistando vários prêmios importantes como: Em 2007, Prêmio Cultura Viva - como iniciativa do grupo informal; em 2008, Prêmio Aval do Rival Petrobrás de Música; também em 2008, Prêmio TIM de Música Categoria Grupo Regional.
Entre as atividades, conquistas e desdobramentos do grupo valem ressaltar: em abril de 2007, lançou o seu primeiro CD individual “Tá Caindo Fulô” pelo Selo Mais Brasil. Em 2005, realizaram o projeto "Meninas de Sinhá - Uma Experiência Cultural”.

Saiba mais sobre Meninas de Sinhá e escute algumas das suas músicas
http://www.myspace.com/meninasdesinha

2 comentários:

gil lima-informática na educação disse...

aqui na escola que trabalho em santa vitoria -mg estamos trabalhando com um projeto sobre o vale do jequitinhonha e diamantina. este texto auxiliou bastante. a professora de educação física pediu que eu procurasse algo sobre eventos culturais festivos do local e encontrei este blog. vou dar a dica das MENINA DE SINHA

gil lima-informática na educação disse...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE BRINCADEIRAS INFANTIS DO VALE E DE DEIAMANTINA.

Postar um comentário