quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Programa social atende índios no Jequitinhonha

ALDEIA INDÍGENA É BENEFICIADA COM CASAS
O Programa de Atendimento Social aos Povos Indígenas, do governo federal, construiu 05 casas na aldeia Cinta Vermelhra Jundiba no município de Araçuaí.
A aldeia indígina Cinta Vermelha Jundiba está localizada a cerca de 17 km da cidade. Nela vivem cinco famílias dos povos Pankararu e Patoxó, desde 2005, quando foi constituída.
Estas famílias estavam sofrendo com a falta de habitação. No começo moravam debaixo de lonas. Em seguida, construíram casas de pau a pique. Agora o problema foi solucionado com a construção de cinco casas.
As casas são espaçosas e em formato de oca, preservando o costume e a tradição indígena. As construções tiveram início em abril e foram finalizadas agora em setembro. O contraste entre a moradia nova e a antiga é nítida.
As casas velhas construídas de pau a pique traziam perigos a saúde das famílias pois tinham a possibilidade de hospedar barbeiros e escorpiões.
Foram investidos cerca de 200 mil reais na construção das casas. A aldeia também foi beneficiada com a eletrificação rural.
Repórter André Sá, da TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário