terça-feira, 27 de outubro de 2009

Projeto Campo Digital capacita 46 jovens

Emater inicia capacitação de jovens rurais em informática
Minas Novas e Jequitinhonha capacitam 46 jovens
O computador e o acesso à internet tornaram-se ferramentas fundamentais para o conhecimento e o aperfeiçoamento profissional.
No meio rural, essa realidade não é diferente. Numa contribuição para reduzir o déficit de acesso dos jovens do campo à informática, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG, iniciou, na segunda-feira (19), a capacitação prevista no Projeto Campo Digital.
O objetivo é permitir aos jovens do meio rural o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias da informação.
Nesta primeira etapa do curso estão participando 20 alunos em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, e 26 em Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha.
“Em principio, a meta é formar em cada um desses municípios 100 alunos, totalizando 300 jovens até outubro de 2010”, destaca o gestor do projeto na Emater-MG, Sérgio Fernandes.
O curso terá a duração de dois meses, com duas horas aula por dia. Em cada Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o aluno terá o seu próprio computador, proporcionando que as dúvidas sejam resolvidas individualmente.
Inclusão digital
Sérgio Fernandes explica que o objetivo do projeto é diminuir o quadro de exclusão digital no meio rural do Estado de Minas Gerais.
"O projeto Campo Digital, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), traz uma oportunidade de aprimoramento social para os jovens do meio rural , possibilitando o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida por meio da inclusão digital, proporcionando-lhes mais oportunidades pelo acesso à internet e aos principais softwares do mercado e inserindo-os nesta nova era da tecnologia da informação", afirma o gestor.
Inserção social
Com o projeto Campo Digital, a Emater-MG agrega mais resultados aos trabalhos que a Empresa já realiza com a juventude rural de Minas Gerais, por meio do Programa Estruturador Transformar e busca promover:
- A redução do êxodo rural, com a melhoria da qualidade de vida dos jovens que vivem no campo, por meio da inclusão digital.
- A inserção social profissional dos jovens rurais em conhecimento básicos de informática. A motivação dos jovens rurais para o uso da rede de informação como ferramenta complementar para a busca e troca de experiências.
- O acesso às informações sobre cidadania, mercado de trabalho, entre outras, via internet.
Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário